Ótima notícia! INSS confirma grande novidade para os beneficiários em 2023. Veja em seguida mais informação.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) liberou uma novidade que todos os segurados podem ter acesso. Com isso, as instituições bancárias e financeiras, ficaram obrigadas a comunicar através do Meu INSS (site ou aplicativo), o teto da taxa de juros mensais.
Além disso, dados adicionais precisam constar em relação ao crédito consignado. Informações do cartão de crédito e do cartão consignado acessível aos beneficiários da Previdência Social também precisam constar. Continue acompanhando!
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Jornal JF pelo WhatsApp
Como a novidade vai beneficiar os segurados do INSS?
A recomendação mencionada, consta na resolução do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) do dia 4 de maio, publicada no Diário Oficial da União dia 10 do respectivo mês. Recebendo a assinatura do ministro da Previdência Social e presidente do Conselho, Carlos Lupi.
Nesse sentido, o documento propõe que o INSS modifique a Instrução Normativa PRES/INSS de 10 de novembro de 2022.
Leia em seguida: VITÓRIA: Governo ANTECIPA PAGAMENTO do 13º SALÁRIO DO INSS; Confira o novo calendário e receba antes!
Para serem capitados dados relacionados as instituições bancárias e financeiras que oferecem a opção de crédito. Repassando informações ao órgão e a Dataprev em cada operação.
Os dados informados são, por exemplo, a taxa de juros mensais ou anual, Custo Efetivo Total (CET) ao mê ou por ano, informação da taxa de juros por dia referente a novas operações relacionadas a empréstimos.
Novidades no consignado do INSS em 2023
Recentemente, o consignado do INSS, passo por uma redução no teto da taxa de juros mensais dos empréstimos. Inicialmente, a taxa de juros dos empréstimos consignados para aposentados e pensionistas era de 2,14%, após aprovação pelo CNPS, a pedido do ministro Carlos Lupi, foi reduzida para 1,70%.
Leia em seguida: FINALMENTE: NOVA CARTEIRINHA DO IDOSO agora disponível; Descubra como solicitar e aproveitar os benefícios!
No entanto, essa decisão, não passou pela aprovação da Casa Civil e do Ministério da Fazenda. Além da queda da taxa paralisar a oferta do crédito em instituições públicas e privadas. Com isso, o governo federal teve que retroceder e definir um novo teto.
Após uma nova reunião ficou decido que o teto da taxa de juros mensais do empréstimo consignado dos aposentados e pensionistas pelo INSS, vai ser de 1,97%.
Voltando a oferta a consta no portfólio das instituições bancárias e financeiras como, por exemplo, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.
Leia em seguida: INSS: Quem tem direito ao Auxílio Doença? Veja como solicitar
Atualmente, os aposentados e pensionistas, podem comprometer até 35% do seu salário de benefício com a contratação de empréstimo consignado.
A outra novidade foi a redução da taxa de juros mensais do cartão de crédito consignado e do cartão benefício consignado que caiu de 3,065 para 2,89% ao mês.
Confira também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!