A partir de 2024, o Governo Federal introduziu uma nova opção de crédito para os beneficiários do Bolsa Família. Esta alternativa difere do antigo empréstimo consignado, o qual foi proibido pelo Supremo Tribunal Federal devido aos altos juros e ao risco de endividamento excessivo para famílias de baixa renda. Quer saber mais sobre o empréstimo Bolsa Família? Leia este artigo até o final!
Novo empréstimo Bolsa Família: apoio ao empreendedorismo
O empréstimo tem como alvo Microempreendedores Individuais (MEIs) e pessoas físicas com Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Essa iniciativa busca promover o empreendedorismo entre os beneficiários do Bolsa Família, proporcionando uma chance para que possam iniciar ou ampliar seus próprios empreendimentos.
CLIQUE AQUI e receba nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Uma característica distintiva desse novo empréstimo para o Bolsa Família é que os beneficiários continuarão recebendo o auxílio enquanto estão no início de seus negócios. Isso garante uma transição mais segura para o empreendedorismo, impedindo que as famílias fiquem sem renda durante os estágios iniciais do empreendimento.
O objetivo é que os beneficiários deixem o programa somente quando estiverem em condições de se sustentar por conta própria.
Programa Acredita no Primeiro Passo
O Governo Federal lançou o programa “Acredita no Primeiro Passo“, visando facilitar o acesso ao microcrédito para os inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), incluindo os beneficiários do Bolsa Família.
O objetivo é apoiar famílias de baixa renda, empreendedores informais, mulheres e pequenos produtores rurais, oferecendo oportunidades para iniciar ou expandir pequenos negócios de forma mais acessível.
Anunciou-se um programa de empréstimo para os beneficiários do Bolsa Família em 2024, direcionado aos que recebem mais de R$ 800 e já estão envolvidos em atividades empreendedoras, representando 44% do total de beneficiários do programa.
O projeto será executado em colaboração com o Sebrae, que fornecerá orientação e suporte aos micro e pequenos empresários durante o procedimento de regularização e crescimento de suas empresas. Segundo dados do Sebrae, aproximadamente metade dos 20 milhões de brasileiros que vivem em situação de pobreza estão engajados em atividades informais como meio de subsistência.
Leia Mais: Atenção: entenda como algumas pessoas podem receber até R$ 800 de Bolsa Família
Crédito para empreendedores do Bolsa Família
A nova linha de crédito destinada aos beneficiários do Bolsa Família tem como foco apoiar os empreendedores que atuam em setores como alimentação e artesanato. Esse estímulo visa fortalecer essas atividades e proporcionar oportunidades para a expansão dos pequenos negócios.
Em breve, o governo deverá disponibilizar os detalhes do programa, incluindo os critérios de elegibilidade e os procedimentos para solicitar o empréstimo. A expectativa é que essa iniciativa de crédito possa ter um impacto positivo na vida de muitos brasileiros, especialmente daqueles que já buscam uma fonte de renda alternativa.
Veja também: EMPRÉSTIMO CONSIGNADO com BAIXAS TAXAS de JUROS
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!