Jornal JF
Fique por dentro das últimas notícias sobre INSS, economia, auxílios, 13º salário, FGTS e impostos com o Jornal JF - o mais completo e confiável

Governo anuncia Novo Pente Fino no INSS com possibilidade de cortes de benefícios – Entenda a situação

Veja como funciona o pente fino do INSS evite ter seu benefício suspenso. Confira quem deve ser convocado para enfrentar procedimento.

0

O Pente Fino do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vai começar, e o Governo Federal tem como principais alvos da análise os benefícios de auxílio-doença, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o seguro-defeso, destinado para pescadores artesanais.

Assim, é esperado que com o pente fino até o final do ano o INSS consiga economizar cerca de R$ 10 bilhões, o objetivo é de cortar benefícios que estão irregulares. Confira como vai funcionar a operação agora mesmo!

Como funciona o Pente Fino do INSS ?

Pente Fino do INSS começa em breve fique atento (Fonte: Edição / Jornal JF)
Pente Fino do INSS começa em breve fique atento (Fonte: Edição / Jornal JF)

O processo do INSS investigará possíveis irregularidades, ao mesmo tempo em que vai garantir que os benefícios concedidos de maneira legítima, com base em critérios de saúde, renda e condições sociais do BPC, não sejam suspensos. Além disso, estão sendo consideradas medidas para evitar revisões desnecessárias para casos de dependentes com autismo, por exemplo.

Leia Mais: Governo vai antecipar 13º dos aposentados? Ministro dá resposta aos segurados do INSS – Confira

A partir do mês de maio, os beneficiários vão começar a ser convocados para fazer perícias médicas, comprovações da renda familiar e também a checagem dos rendimentos com outros benefícios previdenciários.

Além disso, o Governo pretende ampliar o Atestmed, que é um site disponível para conseguir o auxílio-doença de até 180 dias com atestado, sem precisar de uma perícia médica para conseguir o benefício.

CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Pente Fino do INSS em 2024

A expectativa é que o BPC seja o primeiro programa a ser revisado pelo INSS. Esse benefício assegura um salário mínimo a idosos de baixa renda com idade acima dos 65 anos e a pessoas com deficiência. Mais de 39 milhões de indivíduos recebem benefícios desse programa.

Leia Mais: ÓTIMA NOTÍCIA! Governo considera antecipar 13º salário do INSS! saiba mais sobre a proposta

Em segundo lugar, vem o auxílio-doença, em que os beneficiários que recebem o auxílio há mais de um ano devem ser convocados para fazer uma nova perícia médica e comprovarem que ainda estão aptos para receber seu benefício.

No que diz respeito ao seguro-defeso, é provável que o INSS acesse os bancos de dados de estados e municípios para confirmar a identidade dos beneficiários.

Qual o objetivo do Pente Fino ?

O principal objetivo do pente fino do INSS vem da necessidade do Governo Federal de reduzir gastos, podendo cumprir a meta fiscal prometida para 2024. Assim, na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para esse ano, o Ministério da Fazenda espera um déficit zero para esse ano, com a margem em 0,25% do Produto Interno Bruto (PIB) para cima ou para baixo.

Leia Mais: VITÓRIA! Descubra AGORA os 7 MELHORES SMARTPHONES para IDOSOS e como UTILIZÁ-LOS de FORMA SIMPLES e EFICIENTE!  Confira!

No entanto, o governo federal está considerando aumentar a porcentagem na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) deste ano, a qual deve ser encaminhada ao Congresso Nacional em abril.

Veja Também: TODOS PEDIRAM: RESPOSTA do 13° e 14° salário INSS 2024 – SAIU CALENDÁRIO de PAGAMENTOS?

TODOS PEDIRAM: RESPOSTA do 13° e 14° salário INSS 2024 – SAIU CALENDÁRIO de PAGAMENTOS? (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias! Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.