Chegando a quase 1 milhão de casos de dengue no país, o Ministério da Saúde convocou todas as autoridades e a população para participarem ativamente da ação nacional do ‘Dia D’. Saiba mais informação!
O que é o “dia D” contra a Dengue?
O ‘Dia D‘, coordenado pelo Ministério da Saúde, é uma iniciativa de mobilização em todo o país com o objetivo de fortalecer as ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito-da-dengue, além de promover uma conscientização abrangente entre a população.
Leia Mais: Benefício Assistencial em 2024: Como os Idosos Vulneráveis Podem Requisitar o BPC/LOAS!
Conforme informações fornecidas pelo órgão, o Brasil contabilizou 207 óbitos relacionados à dengue até o momento neste ano. Além disso, há 674 mortes aguardando confirmação quanto à sua associação com a doença. Apenas nos primeiros dois meses de 2024, o país já superou o pico mais crítico registrado no ano anterior, que ocorreu durante os meses de março e abril.
Ações do Dia D contra a Dengue
Para as ações do Dia D, vão se unir o Governo Federal, Estados, Municípios e Sociedade. Agentes de saúde, ministros, governadores, prefeitos, secretários e secretárias, estarão amplamente envolvidos como porta-vozes no combate ao mosquito Aedes aegypti. Esses são os principais participantes do Dia D de Mobilização Contra a Dengue.
Desse modo, o objetivo é prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, eliminando água acumulada que possa se transformar em criadouro, presente em locais como vasos de plantas, pneus, recipientes plásticos, piscinas sem uso ou manutenção, e até mesmo em recipientes menores, como tampas de garrafas.
Medidas simples podem ser implementadas, como trocar a água dos pratos dos vasos de planta por areia, manter a caixa d’água devidamente fechada, cobrir grandes reservatórios de água, como as piscinas, e eliminar do ambiente objetos que possam acumular água.
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Sintomas da Dengue como identificar
Os principais sintomas da dengue são:
- Febre alta > 38.5 °C.
- Dores musculares intensas.
- Dor ao movimentar os olhos.
- Mal-estar.
- Falta de apetite.
- Dor de cabeça.
- Manchas vermelhas no corpo.
Sinais de alarme da dengue:
- Dor abdominal;
- Vômitos persistentes;
- Acúmulo de líquidos (ascite, derrame pleural, derrame pericárdico);
- Hipotensão postural e/ou lipotímia;
- Letargia e/ou irritabilidade;
- Hepatomegalia maior do que 2cm abaixo do rebordo costal;
- Sangramento de mucosa e;
- Aumento progressivo do hematócrito.
Veja também: ANTECIPAÇÃO do 13º SALÁRIO para APOSENTADOS e PENSIONISTAS
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!