Jornal JF
Fique por dentro das últimas notícias sobre INSS, economia, auxílios, 13º salário, FGTS e impostos com o Jornal JF - o mais completo e confiável

É possível sacar FGTS para quitar dívidas? Descubra agora

Confira como sacar o saldo do FGTS para poder quitar suas dívidas.

0

Será que posso sacar o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para quitar minhas dívidas? Essa é uma pergunta que vem na cabeça de muitos trabalhadores brasileiros. Desse modo, vamos mostrar se há essa possibilidade e como o FGTS pode ajudar na sua vida financeira.

O que é o FGTS?

É possível sacar saldo do FGTS para quitar dívidas? (Fonte: Edição / Jornal JF)
É possível sacar saldo do FGTS para quitar dívidas? (Fonte: Edição / Jornal JF)

O FGTS é composto pelos saldos das contas vinculadas, as quais são estabelecidas através dos depósitos feitos pelos empregadores em nome dos trabalhadores.

Leia Mais: INSS Revela Novidade: 3 Pagamentos Extra em fevereiro – Aposentados Receberão Benefício Adicional! Detalhes Aqui!

Desse modo, ele foi criado com o objetivo de assegurar uma indenização ao trabalhador em casos de demissão sem justa causa, bem como de proporcionar a formação de uma reserva a ser utilizada pelo trabalhador na aposentadoria, ou por seus dependentes em caso de falecimento.

Modalidades de Saque do FGTS

Há mais de uma dúzia de situações que autorizam o saque do FGTS. Entre as mais conhecidas estão a aposentadoria, aquisição da casa própria, demissão sem justa causa, saque por calamidade pública, doenças graves previstas em lei, falecimento do trabalhador, etc.

Leia Mais: Projeto revolucionário oferece atividade física gratuita para idosos! Descubra como participar e promova sua saúde e bem-estar

Confira como funciona algumas das modalidades do saque do FGTS:

  • Saque Rescisão: Essa é a modalidade tradicional na qual o trabalhador, ao ser demitido sem justa causa, tem direito ao saque integral da conta do FGTS, incluindo a multa rescisória quando devida. É a modalidade padrão na qual o trabalhador ingressa no FGTS.
  • Saque Aniversário: Essa modalidade é opcional para o trabalhador, na qual ele pode retirar parte do saldo do FGTS anualmente, no mês de seu aniversário. No caso de demissão, o trabalhador só tem direito do saque da multa rescisória não podendo fazer o saque do valor integral da conta.

CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Posso sacar FGTS para quitar dívidas ?

Não existe uma modalidade própria no FGTS para a quitação de dívidas, no entanto, ao solicitar o saque-aniversário é possível receber parte do dinheiro do Fundo, que pode auxiliar no pagamentos de algumas dívidas, podendo assim fugir de empréstimos.

Leia Mais: Governo planeja economizar R$ 10 bilhões em 2024 com pente-fino no INSS e novo modelo do auxílio-doença!

No entanto, é importante avaliar sua situação financeira com cuidado antes de sacar o FGTS. Além disso, o adiantamento através do Saque-Aniversário deve ser considerado uma recurso adicional, sempre lembrando de calcular juros e taxas envolvidos.

Assim, o saldo do FGTS pode ser uma excelente ferramenta para quitar dívidas. No entanto, é fundamental conhecer bem as regras de saque e avaliar qual modalidade se adequa melhor às suas necessidades.

SAIU! CALENDÁRIO OFICIAL de ANTECIPAÇÃO 13 SALÁRIO 2024 para APOSENTADOS e PENSIONISTAS INSS

SAIU! CALENDÁRIO OFICIAL de ANTECIPAÇÃO 13 SALÁRIO 2024 para APOSENTADOS e PENSIONISTAS INSS (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.