Muitos se perguntam: há alguma solução viável para estender a vida em 10 anos e, ao mesmo tempo, auxiliar no processo de emagrecimento? De acordo com uma pesquisa divulgada pela revista científica Nature Food, existe uma possibilidade. No entanto, isso requer a adoção de hábitos saudáveis, que incluem o consumo de 3 alimentos específicos que podem prolongar a vida.
3 alimentos que prolongam a vida
De acordo com os pesquisadores das universidades de Bergen, na Noruega, e de Glasgow, na Escócia, pessoas que consomem grãos integrais, nozes e frutas possuem um resultado de “maior diferença positiva” na expectativa de vida. Por outro lado, bebidas açucaradas e carnes processadas mostraram uma associação estreita com a mortalidade.
De acordo com os resultados da pesquisa, prolongar a expectativa de vida dos participantes exigiu a adoção de uma dieta associada à longevidade. Isso incluiu uma alta ingestão de leite, laticínios, vegetais, nozes e legumes. Além disso, os participantes também precisaram consumir, de forma moderada, frutas, peixes, carne branca e grãos integrais.
Observou-se um consumo relativamente reduzido de ovos, carne vermelha e bebidas açucaradas, bem como uma ingestão mínima de grãos refinados e carne processada. Os pesquisadores estabeleceram um “paralelo” entre esse modelo alimentar e os padrões da dieta mediterrânea, reconhecida como uma das mais saudáveis e eficazes para a perda de peso.
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Mudanças no Estilo de Vida
Publicado pela Nature Food, o estudo examinou um modelo utilizado para avaliar como as mudanças no estilo de vida podem influenciar a expectativa de vida de um indivíduo. A pesquisa analisou dados de mais de 467 mil participantes do UK Biobank, um banco de dados biomédico e genético que abrange cidadãos do Reino Unido.
Segundo o estudo, pessoas na faixa dos 40 anos que modificaram uma dieta pouco saudável para um plano alimentar associado à longevidade poderiam adicionar cerca de uma década à sua expectativa de vida. Mulheres poderiam estender sua vida em 10,8 anos, enquanto homens em 10,4 anos.
Para os indivíduos de 70 anos que adotaram um plano alimentar saudável, o estudo mostrou um aumento de cinco anos na expectativa de vida. Os pesquisadores ajustaram o modelo utilizado para mitigar possíveis interferências de fatores como tabagismo e classe socioeconômica nos resultados.
Veja também: IMPOSTO de RENDA 2024: SAIU MUDANÇAS: IDOSOS e APOSENTADOS que PRECISARÃO fazer a DECLARAÇÃO
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!