A formalização como Microempreendedor Individual (MEI) traz consigo uma série de vantagens, incluindo o acesso a benefícios do INSS. Esses benefícios são essenciais para garantir a proteção social dos empreendedores, permitindo que eles possam se aposentar e receber outras assistências previdenciárias. Continue a leitura e saiba mais.
Aposentadoria e benefícios por incapacidade para MEI
O Microempreendedor Individual tem direito a diferentes benefícios previdenciários, incluindo aposentadoria por idade e por invalidez, além do auxílio-doença.
A aposentadoria por idade, por exemplo, pode ser solicitada a partir dos 65 anos para homens e 62 anos para mulheres, desde que tenham cumprido o tempo mínimo de contribuição exigido.
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Já a aposentadoria por invalidez, agora chamada de Benefício por Incapacidade Permanente, pode ser concedida caso o MEI não tenha condições de realizar suas atividades habituais.
Salário-maternidade e outros benefícios para MEI e seus dependentes
O MEI também tem direito ao salário-maternidade, benefício destinado às empreendedoras que precisam se afastar do trabalho por motivo de gravidez, aborto espontâneo ou adoção.
Leia mais: Larissa Manoela Recusa Globo por Netflix: Autonomia na Carreira!
Além disso, outros benefícios como auxílio-reclusão e pensão por morte estão disponíveis para os dependentes do MEI. O valor dos benefícios pagos ao MEI é equivalente a um salário mínimo, garantindo uma proteção financeira essencial para ele e sua família.
Acumulação de benefícios para MEI com outras atividades
O MEI que acumula um emprego além da sua atividade empreendedora também pode ter direito a outros benefícios, como a aposentadoria especial, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e Programa de Integração Social (PIS).
Leia mais: Pesagem Obrigatória para Beneficiários do Bolsa Família em Campo Limpo Paulista
Além disso, ele pode acumular pensões por falecimento de cônjuge, filhos ou pais, garantindo uma rede de proteção social mais ampla.
Veja Também: APROVADA a SUSPENSÃO dos CONSIGNADOS por 120 dias
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.