Jornal JF
Fique por dentro das últimas notícias sobre INSS, economia, auxílios, 13º salário, FGTS e impostos com o Jornal JF - o mais completo e confiável

Descontos indevidos estão prejudicando a vida de aposentados – Confira agora como resolver

Descubra como garantir sua aposentadoria sem descontos indevidos, veja como se proteger!

0

Embora o empréstimo consignado seja uma forma eficiente de garantir crédito para os aposentados com desconto direto na aposentadoria, existem muitos aposentados que estão se surpreendendo com o desconto indevido dos aposentados, vindo de cobranças não autorizadas por outros lugares.

É importante lembrar que uma cobrança autorizada como é o caso do empréstimo consignado não entra na pauta em questão, visto que se trata de um empréstimo, e as cobranças precisam ser realizadas para o seu pagamento. No entanto, a surpresa diz respeito a outras cobranças.

Veja a seguir tudo sobre o desconto indevido dos aposentados. Leia na íntegra!

Entenda sobre a cobrança não autorizada para aposentados

Desconto indevido dos aposentados gera surpresas para muitos beneficiários, veja como se proteger.  (Fonte: Edição/Jornal JF)
Desconto indevido dos aposentados gera surpresas para muitos beneficiários, veja como se proteger.  (Fonte: Edição/Jornal JF)

O desconto indevido dos aposentados é um caso que aconteceu com Elizabeth Roriz, uma aposentada de 72 anos, da região serrada do Espírito Santos. Ela descobriu que a sua pensão do INSS estava sendo alvo de desconto indevido referente a uma associação que nunca fez parte.

Esta associação é a Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura, também conhecida como CBPA. Logo após uma observação detalhada do seu extrato bancário, Elizabeth viu que estes descontos estavam a ser feitos desde setembro.

Leia em seguida: Vai Viajar em Janeiro? Especialistas Alertam Idosos em 2024!

No entanto, Elizabeth nunca trabalhou na pesca ou na aquicultura e nunca se inscreveu na CBPA, isso chamou a atenção da sua família e foi motivo para chegar às autoridades reguladoras. Depois de uma grande investigação, descobriu a cobrança não autorizada realizada.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO JORNAL JF pelo WhatsApp

Em seguida, sua filha passou a registrar todas as reclamações nas plataformas de Defesa do Consumidor, o que resultou na devolução do dinheiro. No entanto, a família ainda não sabe como estas cobranças acabaram ocorrendo sem a sua autorização.

Existem outros casos de pessoas afetadas pelo desconto indevido dos aposentados?

Existem muitas reclamações sobre desconto indevido dos aposentados, tanto com relação a empréstimos consignados, quanto outras categorias. Por exemplo, é o caso do aposentado Gilmar Fagundes que descobriu que um desconto indevido.

Leia em seguida: 4 dívidas que idoso não precisa pagar – Veja agora mesmo a lista completa aqui! Não perca essa chance

No desconto em questão, o aposentado estava sendo cobrado em R$ 36,55 por mês pelo Centro de Estudos dos Benefícios dos Aposentados e Pensionistas (Cebap), outro caso semelhante de cobrança não autorizada. No site de reclamações Reclame Aqui são encontradas 388 queixas a respeito.

Existe também o caso do aposentado André Rizzi, que também descobriu que sua conta estava sendo alvo de descontos indevidos por duas ONGs diferentes, cada uma retirando quantidades diferentes das suas contas e da conta de sua esposa.

Leia em seguidaSURPREENDENTE: Quem ganha acima do mínimo terá aumento em 2024? Saiba mais

Existe uma série de furto de dados e a sua utilização em uma das possibilidades legais de descontos ou renovação de produtos financeiros, mas que são feitos de forma indevida, ou seja, sem o consentimento do aposentado. Inclusive, em alguns casos, com assinaturas falsificadas.

Por essa razão, vale a máxima de nunca repassar dados pessoais para outras pessoas ou sites!

Aprenda como se proteger contra desconto indevido dos aposentados

De acordo com Especialistas em Direito Previdenciário, a melhor forma de se proteger contra desconto indevido dos aposentados é prestar atenção com relação a sua folha de pagamento ou extrato bancário com uma certa frequência.

Leia em seguidaAposentados do INSS: R$ 27 Bilhões em Precatórios – Descubra os Detalhes e Garanta!

No entanto, ao perceber qualquer desconto indevido e não autorizado, deve-se solicitar de imediato a exclusão através do aplicativo ou plataforma Meu INSS ou ligar para o número 135. Em caso de suspeita de fraude, faça uma reclamação à ouvidoria do INSS e também registre um boletim de ocorrência.

É importante também procurar um advogado de sua confiança para que se busque de forma judicial a imediata suspensão dos descontos (caso o INSS ainda não a tenha feito), a devolução dos valores e, ainda, o recebimento de danos pelos transtornos causados pelo agente que realizou a fraude.

Destaca-se que o Código de Defesa do Consumidor confere aos aposentados, nesse caso, o direito à devolução dos valores em dobro do que foi descontado de forma indevida, o que é muito importante. Inclusive, diz respeito a uma categoria que precisa dos valores para sobrevivência.

Leia em seguidaAposentados Anteriores a 2008 Terão Aumento de Salário – Revisão Aprovada pelo STF! Veja aqui

Inclusive, o INSS tem se utilizado cada vez mais de tecnologias para ajudar os aposentados, até mesmo na comprovação da contratação de consignados, minimizando os riscos de fraudes no sistema. Por isso, continue no Jornal JF para estar a par de como se proteger de golpes assim!

Veja também:

NOVO SALÁRIO MÍNIMO 2024 – INSS Surpreende a todos com os NOVOS VALORES! (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.