Jornal JF
Fique por dentro das últimas notícias sobre INSS, economia, auxílios, 13º salário, FGTS e impostos com o Jornal JF - o mais completo e confiável

Conheça como Funciona a Nova Prova de Vida no INSS! Veja se seu Benefício Pode ser Bloqueado

Veja como funciona a prova de vida do INSS com as novas regras em 2024. Confira se o benefício pode ser bloqueado.

0

Desde o ano passado, a prova de vida do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) passou por várias mudanças significativas. Durante os anos de pandemia o Governo Federal suspendeu a obrigatoriedade da realização do processo da prova de vida de forma presencial.

No entanto, desde o ano passado a prova de vida do INSS voltou a ser obrigatória, mas agora com novas regras. Continue lendo para entender como vai funcionar.

O que é a prova de vida do INSS ?

Novas regras da Prova de Vida do INSS (Fonte: Edição / Jornal JF)
Novas regras da Prova de Vida do INSS (Fonte: Edição / Jornal JF)

A Prova de Vida do INSS desempenha um papel crucial na verificação da autenticidade das informações dos beneficiários e na prevenção de possíveis irregularidades, como fraudes e uso indevido dos benefícios.

Leia Mais: Atenção APOSENTADOS: Veja qual o novo limite de juros para o Empréstimo Consignado do INSS – Não perca as Novidades

Por meio desse procedimento, o INSS pode confirmar se o segurado continua vivo e elegível para receber o seu benefício. Em alguns casos, mesmo após o falecimento do beneficiário, ocorrem situações em que familiares ou terceiros tentam continuar recebendo os pagamentos referentes ao benefício do segurado falecido, tornando assim esse processo ainda mais importante para o instituto.

CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Nova Prova de Vida do INSS

A partir de agora, os beneficiários têm a opção de realizar a prova de vida de diversas maneiras: de forma presencial, em pontos de atendimento do INSS ou por meio de terminais eletrônicos dos bancos; ou de forma digital, utilizando o aplicativo Gov.br, que oferece reconhecimento facial.

Leia Mais: FINALMENTE: INSS Publica Calendário de Pagamento do 13º Salário – Confira as Datas do seu Saque!

Essa evolução marca um avanço importante para evitar deslocamentos desnecessários e incorporar a tecnologia em benefício dos cidadãos. Desse modo, o Governo Federal criou um sistema de dados que consegue identificar atividades dos segurados, comprovando que os segurados continuam vivos.

Desse modo, as interações dos beneficiários com o sistema de serviços federais, seja por meio de acessos digitais, atendimentos presenciais, atualizações cadastrais, entre outras atividades, são agora reconhecidas como prova de vida. Isso inclui o uso de tecnologia de reconhecimento biométrico em bancos e até mesmo visitas voluntárias às agências do INSS, todas consideradas em prol dos cidadãos.

Qual foi o motivo da atualização das regras da Prova de Vida

A iniciativa de modernizar o processo de prova de vida surgiu como resposta às demandas por procedimentos mais eficientes e menos burocráticos. Divulgada no Diário Oficial da União, a nova portaria assegura que nenhum benefício será bloqueado ou suspenso por falta de comprovação da prova de vida até o final de 2024.

Leia Mais: CNH não é mais obrigatória? Lei estabelece grupos que não precisam mais do documento – Veja quem será beneficiado

Essa medida evidencia o compromisso do governo em simplificar o acesso aos serviços públicos e proteger os direitos dos cidadãos beneficiários do INSS.

Veja Também: SAIU no DIÁRIO OFICIAL: 13 salario dos aposentados ADIANTADO 2024

SAIU no DIÁRIO OFICIAL: 13 salario dos aposentados ADIANTADO 2024 – VEJA as DATAS e VALORES (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias! Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.