Veja só como está o avanço da ciência. Testes estão sendo avaliados para criar um mosquito capaz de acabar com o Aedes agypti, transmissor do vírus da dengue que ataca, principalmente, famílias de baixa renda. Entenda tudo o que está acontecendo e saiba qual cidade brasileira soltou mosquitos geneticamente modificados.
Dengue no Brasil
Olha só que situação alarmante. A dengue no Brasil não para de fazer vítimas, e infelizmente, as famílias de baixa renda são as mais prejudicadas.
Infelizmente, o número de casos da dengue tem aumentado desenfreadamente nos últimos meses no Brasil. E a população carente, em condições delicadas, costuma ser a mais suscetível à dengue, já que os focos do mosquito Aedes agypti estão presentes na maioria dos lares de quem não tem um saneamento básico digno.
Em 2023, por exemplo, foi o ano com maior número de mortes de casos de dengue no Brasil, anunciado pelo Governo Federal em 1.094 mortes.
CLIQUE AQUI e receba nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Esperança nos casos de dengue
Em frente ao cenário caótico que desperta urgência nas capitais brasileiras por medidas públicas, uma esperança se enche no coração de muitas famílias: a vacina contra a dengue e solturas de Wolbitos (mosquitos geneticamente modificados em laboratório para combater a dengue). Mas este último você vai entender mais para frente.
Dessa forma, o Ministério da Saúde já distribuiu mais de 1,2 milhão de doses da vacina, mas infelizmente, a realidade é que ela não chega para todos, principalmente quando trata-se dos mais desfavorecidos. Portanto, é importante que cada pessoa tome alguns cuidados básicos para se proteger dessa doença fatal.
Leia mais: Alarmante: Brasil chegou aos 2 milhões de casos de dengue! saiba como se prevenir
O que são solturas de ‘wolbitos’?
Os wolbitos são mosquitos criados pela ciência (geneticamente modificados) para combater a dengue. Nesse sentido, eles são modificados em laboratório para criar um Aedes aegypti com a bactéria Wolbachia. Mas como isso vai ajudar a não transmissão da doença?
Leia mais: INSS Isenta Carência: Grande Benefício para Mulheres em Todo o Brasil – VEJA AGORA
Bem, conforme pesquisas, mosquitos que têm a bactéria não podem carregar os vírus da dengue, zika, chikungunya ou febre amarela. Ou seja, a população está livre dessa doença que está preocupando muitos de todo o Brasil. E vale ressaltar que uma cidade brasileira já iniciou o processo de solturas de Wolbitos, do qual as fêmeas com a bactéria vão se acasalar com os mosquitos sem a bactéria. Dessa forma, os filhotes já nasceram com a bactéria e sem portar o vírus da Dengue.
Veja qual cidade soltou mosquitos geneticamente modificados
A solturados wolbitos foi feita na capital do Rio de Janeiro, mais especificamente no bairro do Caju. E espera-se que na próxima semana, os wolbitos sejam soltos no Centro e na Ilha de Paquetá, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.
“A gente vai fazer essas solturas até o final de agosto e espera primeiro estabelecer essa população de mosquitos nessas três áreas. Quem sabe, ano que vem, a gente consiga avaliar já uma redução na transmissão de casos dessas doenças”, realata Diogo Chalegre, líder de Relações Institucionais do World Mosquito Programa.
Veja também: MARAVILHA: FIM das DÍVIDAS para APOSENTADOS e PENSIONISTAS do INSS – JOÃO FINANCEIRA ao VIVO
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!