Em uma reunião extraordinária realizada em Brasília, o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aprovou uma nova redução de juros dos empréstimos consignados para beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em menos de um ano.
O percentual de juros caiu de 1,80% para 1,76% ao mês. Quanto a modalidade de cartão de crédito e cartão consignado de benefício, houve uma queda na taxa de 2,67% para 2,61% ao mês. Saiba mais aqui!
Redução dos juros acompanhada pela queda na taxa Selic
O cenário de queda nos juros acompanha a redução da taxa básica de juros (Selic) decidida pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC).
As novas taxas máximas dos juros começarão a vigorar após 8 dias úteis, contados a partir da publicação da resolução do CNPS. Após esse prazo, fica vedado para bancos e instituições financeiras oferecerem empréstimos e cartões consignados com taxas superiores aos novos limites.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO JORNAL JF pelo WhatsApp
Empréstimos consignados e os procedimentos para contratação
A página do INSS na internet publica as taxas cobradas pelos bancos, o que auxilia os cidadãos a consultarem as taxas de juros antes de contratar um empréstimo. Dessa forma, conseguem comparar uma taxa e outra, viabilizando a contratação do crédito mais vantajoso para ele.
Leia em seguida: Revelado: Como Transformar seu BPC em Aposentadoria e Ampliar seus Benefícios Financeiros!
Para verificar essas taxas e escolher a que melhor se adequa ao seu orçamento, basta acessar o portal Meu INSS. Nele, é possível também verificar as taxas das instituições para modalidades de cartão de crédito consignado e cartão consignado de benefício.
Até o momento, cerca de 6.796.060 pessoas contrataram empréstimos consignados em 2023. No ano passado, esse número foi maior: 7.782.910 pessoas, com um valor médio do crédito de R$ 6.241,52. Essa quantidade de segurados foi a maior registrada desde 2018, quando 7.084.174 pessoas pegaram um empréstimo médio de R$ 9.165,53, segundo balanço da Dataprev.
Dicas para contratação de crédito consignado
Os economistas recomendam vários cuidados ao contratar um crédito consignado, incluindo a avaliação da sua situação financeira, a redução de gastos, a decisão sobre o prazo de pagamento adequado, a busca de informações sobre a instituição escolhida, a leitura atenta do contrato, a cautela com ligações telefônicas e ofertas de crédito que praticam valores muito abaixo da média de mercado e a pesquisa sobre juros e taxas.
Leia em seguida: SAIU OFICIO: SUSPENSÃO dos CONSIGNADOS – INSS é OBRIGADO a dar 180 DIAS- Confira
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!