O cartão consignado é uma opção disponível para aposentados e pensionistas do INSS. Essa modalidade de crédito oferece taxas de juros menores que as do cartão de crédito tradicional, pois o valor mínimo do pagamento da fatura é descontado diretamente do benefício dos segurados.
Neste artigo, explicaremos como funciona e como solicitar o cartão consignado, além das novidades que estão por vir no aplicativo “Meu INSS”.
Como solicitar o cartão consignado

O cartão consignado também é conhecido como Cartão de Margem Consignável, oferecido pelos bancos aos clientes beneficiários do INSS. Com o desconto automático do valor mínimo da fatura, as taxas de juros são mais atraentes, tornando-se uma opção interessante para quem precisa de crédito no mercado.
Leia em seguida: Aposentados vão ter nova margem disponível em 2023; Confira valores
Para solicitar o cartão consignado, primeiramente é necessário entrar em contato com uma instituição financeira que ofereça essa modalidade. Geralmente, os documentos exigidos são CPF, RG e comprovantes de endereço e renda atualizados. Além disso, o interessado passará por uma análise de crédito.
O procedimento pode ser feito pela internet, mas vale a pena pesquisar as diferentes ofertas no mercado antes de fechar o contrato. Lembre-se de que, em geral, as operações realizadas com o cartão de crédito consignado têm uma taxa de juros de 2,89% ao mês, não podendo ser superior a essa porcentagem.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Novas funcionalidades no aplicativo “Meu INSS”
Algumas mudanças estão previstas para ocorrer no aplicativo “Meu INSS”, que deverá oferecer mais detalhes sobre os consignados disponibilizados aos segurados da autarquia.
Essa alteração vem em resposta às resoluções aprovadas pelo Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) no dia 4 de maio, visando tornar as operações envolvendo essa modalidade de crédito mais transparentes e informativas.
Leia em seguida: O que significa o código 203 no extrato do INSS? Confira agora
Com as novas funcionalidades, o aplicativo deverá mostrar taxas de juros mensal e anual, custo efetivo total, data do primeiro desconto, além de informações relevantes sobre a contratação do cartão consignado, seja através de portabilidade ou refinanciamento.
As informações ainda estão em análise pelo INSS, mas em breve, devem ser implementadas, beneficiando os segurados que desejam contratar o cartão consignado.
Com essas atualizações no “Meu INSS”, os segurados passarão a contar com informações de maior qualidade antes de se decidirem pela contratação do cartão consignado, garantindo maior tranquilidade e segurança nesse processo.
Leia em seguida: Quanto tenho que pagar de INSS para receber 2 salários? VEJA AGORA
Portanto, se você é aposentado ou pensionista do INSS e está pensando em solicitar um cartão consignado, fique de olho nas novidades!
Confira também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!