Uma nova perspectiva se apresenta para os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), um dos pilares da assistência social no Brasil, com a divulgação do novo calendário de pagamentos para 2024. O início do novo cronograma ocorreu em 25 de janeiro e se estenderá até 7 de fevereiro. Além disso, uma notícia animadora é o reajuste do valor do benefício, agora alinhado com o salário mínimo nacional. Confira!
O que representa o BPC?
O Benefício de Prestação Continuada é uma assistência financeira oferecida pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que abrange cidadãos que, por diversos motivos, não contribuíram com a Previdência Social. Todavia, devem ser idosos com 65 anos ou mais, ou, ainda, pessoas com deficiência de qualquer idade. Sendo de caráter exclusivamente assistencial, seu valor é equiparado ao salário mínimo vigente.
Leia mais: Novas Regras de Aposentadoria do INSS para 2024: O Que Você Precisa Saber
Qual será o valor do BPC em 2024?
O novo valor do BPC para este ano foi definido considerando dois índices inflacionários diferentes. O aumento do salário mínimo reflete a inflação de 2023, juntamente com o Produto Interno Bruto (PIB) de 2022.
Leia mais: Aposentado e Pensionista do INSS: Saiba Tudo Sobre a Antecipação do 13º Salário em 2024
Com isso, o BPC teve um reajuste de 6,97% em comparação com o ano anterior. Isso significa que os aproximadamente 5,7 milhões de beneficiários receberão R$ 1.412,00 em janeiro. É importante observar que os beneficiários que recorreram a empréstimos consignados podem receber um valor menor devido aos descontos que podem chegar a até 35%.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Calendário de pagamentos do BPC para janeiro
Os pagamentos do BPC distribui-se ao longo de dez dias úteis, de acordo com o último número do benefício, antes do hífen. Portanto, confira o cronograma:
Leia mais: Saiba tudo sobre o Saque FGTS de Fevereiro: Confira quem pode sacar!
- Final 1: 25 de janeiro
- Final 2: 26 de janeiro
- Final 3: 29 de janeiro
- Final 4: 30 de janeiro
- Final 5: 31 de janeiro
- Final 6: 1 de fevereiro
- Final 7: 2 de fevereiro
- Final 8: 5 de fevereiro
- Final 9: 6 de fevereiro
- Final 0: 7 de fevereiro
Os beneficiários podem acompanhar o valor e a data de saque por meio da opção “Extrato de Pagamentos” no Meu INSS, plataforma oficial do Instituto para acesso e comunicação de informações pelo cidadão.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!