Jornal JF
Fique por dentro das últimas notícias sobre INSS, economia, auxílios, 13º salário, FGTS e impostos com o Jornal JF - o mais completo e confiável

Novas Regras de Aposentadoria do INSS para 2024: O Que Você Precisa Saber

Conheça as novas regras de aposentadoria do INSS para 2024. As mudanças atingem mulheres e homens, alterando idade mínima e tempo de contribuição. Prepare-se para o futuro com as informações mais recentes sobre a Previdência Social.

0

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou novas regras para 2024 aos que desejam solicitar aposentadoria. Após a Reforma da Previdência em 2019, mulheres precisam ter no mínimo 62 anos de idade e pelo menos 15 anos de contribuição. Já os homens precisam contar com 65 anos de idade e 20 anos de contribuição mínima. Veja outras mudanças importantes a seguir!

Regras de aposentadoria do INSS para 2024

Regras de aposentadoria do INSS para 2024 sofrem alteração
Regras de aposentadoria do INSS para 2024 sofrem alteração (Fonte: Edição / Jornal JF)

Além de suprir esses requisitos básicos, é necessário também cumprir a regra dos pontos. Portanto, a soma da idade com o tempo de contribuição. Assim, as mulheres necessitam de 91 pontos e pelo menos 30 anos de contribuição, enquanto os homens precisam de 101 pontos e 35 anos de contribuição ao INSS.

Leia mais: Reajuste do Salário abaixo da inflação decepciona Aposentados – Veja 

O direito à aposentadoria também pode ser quando o trabalhador alcança a idade mínima exigida, mesmo que não se atingiu a pontuação necessária. Em 2024, 58 anos e 6 meses é a idade mínima para mulheres e 63 anos e 6 meses para homens.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp

Outra regra que sofreu alteração diz respeito ao cálculo do valor que será recebido. A média considerada é a dos salários recebidos a partir de julho de 1994, com o beneficiário tendo direito a 60% do total da média. Afinal, a cada ano de contribuição adicional, esse valor aumenta em 2 pontos percentuais.

Leia mais: ÓTIMA NOTÍCIA: Governo libera BOLADA PARA SAQUE – Veja lista de quem pode sacar

Pedágio para se aposentar, o que é?

Vale lembrar que, mesmo com todas essas mudanças para se aposentar, algumas regras de transição permanecem as mesmas, como a do pedágio, por exemplo. Resumidamente, o pedágio é o tempo extra de trabalho que o profissional deve cumprir para ter direito ao benefício, que pode ser de 50% ou 100% do tempo que falta para se aposentar.

Leia mais: Calendário Abono Salarial 2024 – Veja quando sacar

Essas novas regras demandam um cuidadoso planejamento dos profissionais que desejam solicitar a aposentadoria. Portanto, é de suma importância estar sempre informado sobre as regras e mudanças que ocorrem na Previdência Social.

Veja Também:

SUA FOLHA já VIROU? APOSENTADOS e PENSIONISTAS recebem 2 SURPRESAS na FOLHA de PAGAMENTO (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.