Uma das dúvidas frequentes está em saber se o aposentado pode trabalhar após a concessão do seu benefício ou se o pensionista pode. Por isso preparamos este artigo para esclarecer todas as informações. Veja em seguida!
Um dos fatores que implica na questão se o aposentado pode ou não trabalhar está relacionado a espécie de aposentadoria que recebem. No caso dos pensionistas, não existe impedimento para exercerem atividade remunerada. Continue acompanhando!
Quem pode continuar trabalhando após a concessão da aposentadoria?

Em geral, a legislação não impede que os aposentados da Previdência Social, continuem trabalhando após a concessão da sua aposentadoria. No entanto, essa regra apenas vale no caso da aposentadoria por idade e da aposentadoria por tempo de contribuição.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Portanto, em situações excepcionais o aposentado não pode trabalhar, conforme prevê a legislação. Arriscando perder o seu benefício previdenciário caso não respeite essa norma. Siga sua leitura!
Que aposentado não pode trabalhar após a concessão do benefício?
Existem três situações específicas que o aposentado não pode trabalhar após a concessão do seu benefício de aposentadoria. Confira abaixo:
- Aposentadoria por incapacidade permanente (antiga aposentadoria por invalidez);
- Trabalhadores em atividades especiais, insalubres ou perigosas;
- Servidores públicos.
Leia em seguida: Novidades na Revisão da Vida Toda: INSS Tenta Suspender Processos – Saiba o que Acontece Agora
No entanto, isso não quer dizer que nestes casos, o beneficiário não vai poder trabalhar. Em relação à aposentadoria por invalidez, a restrição é maior. Mas para aqueles que trabalham em atividades especiais e servidores públicos, a restrição apenas acontece em determinados vínculos ou atividades.
Quem recebe a aposentadoria por invalidez pode continuar trabalhando?
Não. Isso porque, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), paga o benefício somente para aqueles que estão incapacitados de forma total de permanente para o trabalho, sem poder ser realocado em outro cargo ou função.
Leia em seguida: NOVO CARTÃO CLUBE DE VANTAGENS INSS: Veja como emitir
Aposentado em atividade especial pode trabalhar?
O aposentado por atividade especial pode continuar trabalhando, mas desde que, não esteja exposto a agentes insalubres ou periculosos.
Leia em seguida: AVERBAÇÃO DO INSS: O que é e como funciona?
Aposentado que continuar trabalhando precisa continuar contribuindo?
Segundo a legislação previdenciário, o aposentado pode trabalhar, mas vai precisar continuar contribuindo para o INSS, como contribuinte obrigatório ou facultativo. Dessa forma, os obrigatórios são aqueles que em decorrência da atividade remunerada, precisam contribuir.
Leia em seguida: Grande Novidade: Conheça os 8 Benefícios Imperdíveis do Idoso e Seus Direitos!
Já o contribuinte facultativo é aquele que não exerce atividade remunerada, mas escolhe em continuar contribuindo. Desse modo, se você trabalhar com carteira assinada, se encaixa como contribuinte obrigatório.
Confira também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!