Imagine receber um depósito extra que você não estava esperando! Essa é a boa notícia que muitos beneficiários do INSS vão receber em breve. O governo confirmou um pagamento extra para aposentados e pensionistas, ou seja, apenas beneficiários selecionados a dedo poderão receber em conta os valores que podem ultrapassar o salário mínimo.
Quer saber se você faz parte desse grupo que vai receber o valor extra? Continue lendo, porque você pode estar entre os contemplados. Não perca essa chance de descobrir mais sobre essa surpresa que está prestes a cair na sua conta!
INSS confirma pagamento extra para novembro de 2024
Após o encerramento dos repasses do 13º salário do INSS no primeiro semestre de 2024, muitos beneficiários, que tiveram o benefício concedido somente após abril, não receberam os valores. Isso gerou dúvidas sobre se teriam direito a esse pagamento ainda neste ano.
A antecipação do 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS foi sancionada pelo presidente em março de 2024, com os primeiros depósitos ocorrendo entre abril e maio, divididos em duas parcelas. A seguir, você confere como será o pagamento extra para os aposentados que não receberam durante a antecipação.
Quem tem direito ao pagamento do 13º salário do INSS?

O 13º salário é destinado a aposentados, pensionistas e beneficiários que, ao longo de 2024, estiveram sob o auxílio de benefícios temporários, como o auxílio por incapacidade temporária e o auxílio-reclusão. Nesses casos, o valor é proporcional ao tempo em que o benefício foi recebido.
Além disso, quem recebe salário-maternidade também tem direito ao 13º salário proporcional, que é pago junto à última parcela desse benefício. No entanto, os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), destinado a idosos e pessoas com deficiência, não têm direito ao valor adicional.
Antecipação do pagamento do 13º salário
Desde 2020, com o início da pandemia de Covid-19, o pagamento do 13º salário tem sido antecipado. Este é o quinto ano consecutivo em que os segurados do INSS recebem o valor antes das datas tradicionais, que costumam ser em agosto e dezembro.
Em 2024, o governo decidiu novamente pela antecipação do 13º salário como uma medida para estimular a economia, que vinha sofrendo queda. Segundo o Ministério da Previdência, essa medida injetou R$ 67,6 bilhões na economia.
Contudo, quem não recebeu o valor no primeiro semestre devido à concessão tardia do benefício tem garantido por lei o direito ao 13º salário. O orçamento para esse pagamento já foi estabelecido, portanto, é certo que os beneficiários que ainda não receberam terão o valor depositado em suas contas até o final do ano.
Pagamento do 13º salário do INSS será feito novamente em 2024!
Por fim, para aqueles que não receberam o 13º salário entre abril e maio por terem obtido o benefício apenas após abril, o pagamento será feito até o final deste ano. O INSS confirmou que o valor vai cair em conta junto com a folha de pagamento de novembro de 2024, cujo calendário começa em 15 de novembro e se estende até 6 de dezembro.
Se o benefício for concedido antes de dezembro, o 13º salário será pago no mês em que o benefício for liberado.Portanto, todos os segurados que ainda não receberam podem ficar tranquilos: o pagamento será feito, e os valores são proporcionais ao período em que o beneficiário esteve recebendo os pagamentos do INSS. Basta aguardar o depósito, que ocorrerá em breve.