Em 17 de outubro de 2023, o INSS anunciou que vai realizar o pagamento antecipado INSS para alguns aposentados da Previdência Social. Em vista disso, o INSS destaca, mais uma vez, que a realização de pagamentos antecipados só acontece por determinas razões.
Nesse ínterim, a medida da antecipação se dará para reequilibrar as finanças de uma categoria de aposentados que passou por vários problemas nos últimos meses, em razão das fortes chuvas que se tornaram uma grande tragédia para o Rio grande do Sul.
Então, veja a seguir tudo que você precisa saber com relação ao pagamento antecipado INSS. Confira!
Entenda tudo sobre o pagamento antecipado INSS e as razões para isso!
Em primeiro lugar, precisamos começar a explicação dizendo que o INSS não realiza a antecipação de pagamentos por qualquer razão. E sempre que isso se faz necessário, a medida é anunciada meses ou dias antes para que os aposentados possam se programar.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
De acordo com o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto: “Vamos pagar benefícios extras para esses cidadãos, é um protocolo que o INSS adotar. Mas que foi adiantando para permitir que essas pessoas recebam salários extras para poder mitigar um pouco todos os custos que eles vão ter”, afirma.
Em razão disso, devido as fortes chuvas que prejudicaram o Rio Grande do Sul, o INSS decidiu por antecipar os valores para os aposentados atingidos. Neste caso, todos os benefícios da Previdência Social fazem parte.
No entanto, destacamos que, apesar da antecipação dos valores, os aposentados precisam ter cuidado em como os recursos serão gastos. Inclusive, se ainda sim solicitar um consignado, seja a única medida possível, que seja por uma instituição financeira de confiança.
E quem vai receber o pagamento antecipado INSS?
Em síntese, as chuvas no Rio Grande do Sul atingiram muitos segurados do INSS, e todos vão receber os valores.
Rio Grande do Sul: Alvorada, Arroio do Meio, Arroio dos Ratos, Bagé, Bento Gonçalves, Bom Princípio, Cachoeirinha, Canela, Capão da Canoa, Caxias do Sul. Charqueadas, Dois Irmãos, Eldorado do Sul, Esteio, Farroupilha, Gravataí, Guaíba, Gravataí, Igrejinha, Lajeado, Montenegro, Novo Hamburgo, Nova Petrópolis, Osório, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre. Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, São Leopoldo, São Sebastião do Caí, Taquara, Torres, Tramandaí, Três Coroas, Três Passos e Venâncio Aires.
Leia mais: NOVIDADE: Idade Mínima nas Aposentadorias não é mais requisito – Saiba como será essa mudança!
Santa Catarina: Araranguá, Blumenau, Brusque, Caçador, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville. Lages, Navegantes, Passo Fundo, Palhoça, Pomerode, Rio do Sul, Tubarão e Urussanga.
Paraná: Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Maringá, Paranaguá, Ponta Grossa, São José dos Pinhais e Toledo.
Deve-se solicitar a antecipação de pagamentos?
Embora aconteça a antecipação de pagamentos pelo INSS, os segurados que moram nessas cidades, não precisam realizar nenhuma solicitação para receber os valores, visto que serão depositados de forma automática na conta bancária, seguindo o cronograma de pagamentos do INSS.
Leia mais: DESCONTO NA CONTA DE LUZ! VEJA COMO SE CADASTRAR!
Não obstante, os aposentados podem solicitar um valor adicional. Todavia, ele funciona como um empréstimo e o beneficiário deve pagar em até 36 vezes sem juros, a partir do terceiro mês de opção pela modalidade.
Em suma, o Governo Federal está sempre criando medidas para tornar a vida dos brasileiros com mais qualidade, como é o caso também das medidas tomadas pelo INSS través da antecipação de pagamentos para os atingidos pelas chuvas!
Novos valores liberados para os aposentados em novembro
Em novembro, novos valores do décimo terceiro salário serão liberados para todos aqueles que passaram a receber os pagamentos após maio de 2023. Ou seja, se você faz parte dessa categoria, ainda vai receber o décimo terceiro proporcional neste ano, independente da antecipação de pagamentos.
Leia mais: NOVA PARCELA DO AUXÍLIO CESTA BÁSICA! VEJA QUEM RECEBE!
Em suma, os valores variam de R$800 a R$5.000, a depender se o aposentado recebe o mínimo, ou acima do mínimo. De toda forma, o Jornal JF continua trazendo sempre as melhores notícias para os aposentados da Previdência Social.
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!