O INSS anunciou que vai fazer o pagamento antecipado dos benefícios para algumas pessoas. A surpresa já vem na folha de pagamento de outubro. Confira agora quais são os beneficiários para quem o INSS antecipa o pagamento.
Na semana que vem, dia 25 de outubro, iniciam os pagamentos para os beneficiários do INSS. O calendário segue a ordem do último número de benefício e a renda de cada beneficiário. Siga a leitura para saber mais informações.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Quando será o pagamento dos benefícios INSS de outubro?
Os benefícios do INSS de outubro começam a ser pagos no dia 25 de outubro, para quem possui renda de um salário mínimo e número final de benefício 1. As datas se estendem até o próximo mês. Veja abaixo todas as datas de pagamento:
Além do pagamento do INSS, também há a redução na taxa de juros que permite um pagamento de crédito mais barato para os beneficiários e o pagamento de atrasados. Confira.
Redução na taxa de juros de consignados
Uma surpresa para os beneficiários do INSS é a redução na taxa de juros dos consignados. No dia 11 de outubro de 2023, houve uma reunião do Conselho Nacional de Previdência Social que definiu a redução. O percentual baixou de 1,91% ao mês para 1,84% ao mês para o empréstimo consignado e de 2,83% para 2,73% para o cartão consignado.
Essa mudança já está publicada no Diário Oficial da União desde o dia 16 de outubro e começa a valer a partir do dia 23. Dessa forma, os novos contratos já contemplarão a nova taxa de juros.
Leia mais: IMPERDÍVEL: APOSENTADOS, OUTUBRO é o mês! Veja quem precisa fazer a Prova de Vida INSS 2023
Quais são as regras do empréstimo consignado do INSS?
No ano de 2023, os beneficiários do INSS poderão usar até 35% de seu salário para o pagamento de parcelas do empréstimo consignado. Também há a opção de contratar cartão de crédito consignado, usando 5%, e cartão benefício, usando mais 5%.
O número de parcelas não poderá ultrapassar 84 vezes e o desconto acontece diretamente da conta de quem contrata. Por conta desse desconto direto, há a possibilidade de cobrar mais barato, pois o risco do beneficiário ficar inadimplente é mínimo.
Liberação de atrasados para beneficiários do INSS
O INSS também está liberando o pagamento de atrasados para os beneficiários que venceram alguma ação na Justiça. O pagamento é por meio de requisições de pequeno valor- RPV. Nesse caso, podem receber aqueles que estavam aguardando há muito tempo para receber seu benefício, além daqueles que tiveram erro de cálculo.
O depósito acontece por cada Tribunal Regional Federal- TRF. Ou seja, para verificar se tem direito, deve acessar o site de cada TRF. Veja em seguida a lista:
- TRF da 1ª Região (DF, MG, GO, TO, MT, BA, PI, MA, PA, AM, AC, RR, RO e AP): Clique para consultar aqui;
- 2ª Região (RJ e ES): Clique para consultar aqui;
- 3ª Região (SP e MS): Clique para consultar aqui;
- 4ª Região (RS, PR e SC): Clique para consultar aqui;
- 5ª Região (PE, CE, AL, SE, RN e PB): Clique para consultar aqui.
Veja também
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!