Jornal JF
Fique por dentro das últimas notícias sobre INSS, economia, auxílios, 13º salário, FGTS e impostos com o Jornal JF - o mais completo e confiável

SURPRESA para APOSENTADOS: INSS CONFIRMA 3 Pagamentos em Outubro, Melhor que o 14º – Veja agora mesmo!

Confira as surpresas que os beneficiários do INSS podem ter no mês de outubro e como receber.

0

O INSS anunciou que vai fazer o pagamento antecipado dos benefícios para algumas pessoas. A surpresa já vem na folha de pagamento de outubro. Confira agora quais são os beneficiários para quem o INSS antecipa o pagamento.

Na semana que vem, dia 25 de outubro, iniciam os pagamentos para os beneficiários do INSS. O calendário segue a ordem do último número de benefício e a renda de cada beneficiário. Siga a leitura para saber mais informações.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp

Quando será o pagamento dos benefícios INSS de outubro?

Os benefícios do INSS de outubro começam a ser pagos no dia 25 de outubro, para quem possui renda de um salário mínimo e número final de benefício 1. As datas se estendem até o próximo mês. Veja abaixo todas as datas de pagamento:

Calendário de pagamentos do INSS em 2023. (Fonte: Edição/Jornal JF)
Calendário de pagamentos do INSS em 2023. (Fonte: Edição/Jornal JF)

Além do pagamento do INSS, também há a redução na taxa de juros que permite um pagamento de crédito mais barato para os beneficiários e o pagamento de atrasados. Confira.

Redução na taxa de juros de consignados

Uma surpresa para os beneficiários do INSS é a redução na taxa de juros dos consignados. No dia 11 de outubro de 2023, houve uma reunião do Conselho Nacional de Previdência Social que definiu a redução. O percentual baixou de 1,91% ao mês para 1,84% ao mês para o empréstimo consignado e de 2,83% para 2,73% para o cartão consignado.

Essa mudança já está publicada no Diário Oficial da União desde o dia 16 de outubro e começa a valer a partir do dia 23. Dessa forma, os novos contratos já contemplarão a nova taxa de juros.

Leia mais: IMPERDÍVEL: APOSENTADOS, OUTUBRO é o mês! Veja quem precisa fazer a Prova de Vida INSS 2023

Quais são as regras do empréstimo consignado do INSS?

No ano de 2023, os beneficiários do INSS poderão usar até 35% de seu salário para o pagamento de parcelas do empréstimo consignado. Também há a opção de contratar cartão de crédito consignado, usando 5%, e cartão benefício, usando mais 5%.

O número de parcelas não poderá ultrapassar 84 vezes e o desconto acontece diretamente da conta de quem contrata. Por conta desse desconto direto, há a possibilidade de cobrar mais barato, pois o risco do beneficiário ficar inadimplente é mínimo.

Leia mais: INSS VAI PAGAR Automaticamente valores na conta dos Aposentados – Veja agora como vai funcionar esses pagamentos

Liberação de atrasados para beneficiários do INSS

O INSS também está liberando o pagamento de atrasados para os beneficiários que venceram alguma ação na Justiça. O pagamento é por meio de requisições de pequeno valor- RPV. Nesse caso, podem receber aqueles que estavam aguardando há muito tempo para receber seu benefício, além daqueles que tiveram erro de cálculo.

O depósito acontece por cada Tribunal Regional Federal- TRF. Ou seja, para verificar se tem direito, deve acessar o site de cada TRF. Veja em seguida a lista:

Veja também

Surpresa na folha do INSS em novembro. (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.