Jornal JF
Fique por dentro das últimas notícias sobre INSS, economia, auxílios, 13º salário, FGTS e impostos com o Jornal JF - o mais completo e confiável

Aposentadoria por invalidez pode ter um aumento de 110% – Descubra como conseguir                       

Um projeto pode elevar a aposentadoria por invalidez em até 110%. Entenda.

0

A aposentadoria por invalidez representa um alívio financeiro para muitos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Afinal, esses trabalhadores se vêem permanentemente impossibilitados de exercer suas atividades laborais. 

Contudo, uma onda de otimismo e expectativa tem permeado o universo dos beneficiários desta modalidade de aposentadoria. Isso porque um aumento significativo pode acontecer para esse grupo. 

Portanto, veja essa possível mudança sobre a aposentadoria por invalidez. Boa leitura.

Regra de cálculo na aposentadoria por invalidez 

Aposentadoria por invalidez pode ter aumento de até 110% (Fonte: Edição / Jornal JF)
Aposentadoria por invalidez pode ter aumento de até 110% (Fonte: Edição / Jornal JF)

A aposentadoria por invalidez destina-se a amparar aqueles trabalhadores que enfrentam a dura realidade de uma incapacidade laboral permanente. 

Leia mais: ATENÇÃO BENEFICIÁRIOS: INSS anuncia Abono Extra em 2023 – Confira quem tem direito

As adversidades dessa modalidade tem suas raízes nas alterações introduzidas pela recente Reforma da Previdência, que redefiniu as fórmulas de cálculo para a aposentadoria por invalidez. Afinal, agora o montante recebido baseia-se em 60% da média salarial das contribuições do trabalhador, com um adicional de 2% para cada ano que ultrapassar os 20 anos de contribuição no caso dos homens e 15 anos para as mulheres.

Essa mudança legislativa tem como resultado direto na redução nos valores concedidos aos novos aposentados por invalidez.

Um Projeto de Lei engavetado desde 2012, o PL 4.769/2012, criado pelo Senador Paulo Paim, tem o intuito de reformular o cálculo da aposentadoria por invalidez. Dessa forma, estabelece o benefício em 110% do salário médio do contribuinte, com um acréscimo de 2% por ano de contribuição. Todavia, um raio de esperança para aqueles impossibilitados de prosseguir em suas atividades profissionais.

A retomada das discussões sobre o Projeto de Lei 4.769/2012 acende uma luz sobre a iniciativa. No entanto, o avanço dessa proposta tem esbarrado em um obstáculo crítico: a estagnação. Afinal, o último progresso foi observado em 2021, quando a Comissão de Seguridade Social e Família reconheceu a constitucionalidade da proposta, dando seu aval.

Depois de receber o sinal verde da comissão mencionada, o texto seguiu para a análise da Comissão de Finanças e Tributação. É lá que ele permanece em suspenso, aguardando a chance de ser debatido e votado.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp

Regra de cálculo atual  

O beneficiário da aposentadoria por invalidez recebe 60% da média de seu salário de contribuição. Todavia,  determinado pela média de seus ganhos enquanto estava na ativa, mas se possuir 20 anos de contribuição (no caso dos homens) ou 15 anos (no caso das mulheres). Porém, esse índice cresce 2% a cada ano contribuído, até alcançar o total de 100%.

Leia mais: Tarifa Social de Energia: PAGUE MENOS NA CONTA DE LUZ – Lei Oficializa Benefício para Aposentados e Garante Mais Economia em 2023!

Caso comprove-se que o aposentado requer a assistência contínua de alguém para realizar tarefas diárias, haverá um complemento de 25% sobre o valor mensal do benefício. Portanto, é necessário reunir a documentação para o INSS.

Leia mais: BOA NOTÍCIA: APOSENTADOS, preparem-se! Seu salário terá reajuste – Descubra o novo montante

Veja Também:

LULA vai PAGAR 14° salário aos APOSENTADOS? CONFIRA AGORA as ÚLTIMAS NOTÍCIAS do ABONO! (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.