Nascido em 1962, o 13º salário existe como uma maneira de proporcionar um alívio na conta de trabalhadores no final de cada ano. Assim, ele visa um adicional no orçamento, sendo o pagamento mais esperado dos trabalhadores. E os aposentados e pensionistas também recebem o abono extra do INSS.
Além disso, o benefício, mais conhecido como abono natalino, justamente por ser pago em novembro, costuma ser dividido em duas parcelas, entre novembro e dezembro. Todavia, ele foi antecipado nos últimos anos em decorrência da pandemia da Covid-19.
Então, veja a seguir as últimas informações relacionadas ao 13º salário do INSS. Confira!
Entenda a importância do 13º salário INSS
Os finais de ano no Brasil vem acompanhado de festas e, além disso, também é quando os aposentados, pensionistas e demais beneficiários recebem o abono extra do INSS. O valor surgiu após ter sido entendido que os segurados do INSS precisavam de um apoio financeiro em meio as festas de fim de ano, mais as cobranças de impostos no início de todos os anos do IPTU e do IPVA.
Dessa forma, o 13º salário do INSS seria creditado em conta dos aposentados em duas parcelas, nos meses de novembro e dezembro, sendo assim, os segurados poderiam contar com os valores em conta no fim de cada ano.
Leia mais: ALERTA: Casa SEM PERSONALIZAÇÃO? Governo disponibiliza para idosos – Confira as condições!
Assim, o décimo terceiro salário tem valor igual ao piso salarial do país — este ano de 2023, em R$1.320. Mas, os segurados do INSS que recebem acima do piso salarial, recebem o décimo terceiro reajustado de acordo com sua renda mensal.
Por fim, o 13º salário é tão importante, que desde 2020, após a pandemia de Covid-19 infectar os brasileiros em massa, os depósitos vêm sendo antecipados para proporcionar aos aposentados um auxílio em meio a crise econômica que se instaurou no país.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Quem receberá o 13º salário do INSS em novembro?
Em primeiro lugar, a notícia não é nada positiva para alguns segurados do instituto, especificamente, para o grupo de aposentados que recebeu o décimo terceiro antecipadamente. Ou seja, não existe mais nenhum valor a ser pago para esse grupo de beneficiários.
Dessa forma, como o calendário de pagamento do abono natalino foi antecipado para os meses de maio a junho, ao todo foram distribuídos R$ 62,6 bilhões para os beneficiários do 13º salário.
Leia mais: 13º salário do BPC LOAS: Posso receber em 2023? Veja mais AGORA mesmo
Nesse sentido, mais de 30 milhões de segurados do INSS já receberam a sua parcela do 13º salário. O abono extra foi direcionado tanto aos segurados titulares dos benefícios, quanto aos dependentes em caso de pensão por morte.
Por fim, só tem direito de receber o 13º salário do INSS quem começou a receber o salário da aposentadoria do INSS após maio. Sendo assim, esses beneficiários receberão o 13º em parcela única paga em novembro de 2023.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!