Jornal JF
Fique por dentro das últimas notícias sobre INSS, economia, auxílios, 13º salário, FGTS e impostos com o Jornal JF - o mais completo e confiável

Abono Salarial PIS/PASEP 2024: Entenda as mudanças e veja se você tem direito!

Fique por dentro das últimas notícia sobre o pagamento do PIS/PASEP 2024.

0

O Ministério do Trabalho e Emprego começará a distribuição do abono salarial PIS/PASEP 2024 a partir do próximo mês. Atenção deve ser dada ao fato de que o programa passou por atualizações nos valores e no calendário de saque desde o último ano, permitindo os beneficiados obter até R$ 92 a mais em relação a 2023.

A projeção do Ministério do Trabalho estima que 25 milhões de pessoas sejam contempladas neste ano. Porém, para receber o benefício, é imprescindível estar nesta categoria de trabalhadores e que a atuação aconteça dentro dos requisitos propostos. Saiba mais informação aqui!

Entendendo as mudanças do PIS/PASEP 2024

Confira sobre o pagamento do PIS/PASEP (Fonte: Edição / Jornal JF).
Confira sobre o pagamento do PIS/PASEP (Fonte: Edição / Jornal JF).

Antes de 2020, o pagamento do PIS/Pasep fazia referência ao tempo de serviço do ano anterior ao seu recebimento. Contudo, a pandemia causou a necessidade de uso dos recursos que seriam alocados ao abono salarial, resultando na interrupção dos pagamentos em 2020. O Benefício Emergencial (BEm) substituiu o PIS/PASEP daquele ano.

Leia mais: URGENTE! SUSPENSÃO dos CONSIGNADOS para Aposentados e Pensionistas INSS 2024 – Entenda todos os detalhes

Como consequência, quem prestou serviço em 2019 teve que esperar até 2021 para receber o valor. Desde então, o ano-base passou a ser sempre dois anos antes da liberação do benefício. Portanto, os trabalhadores de 2022 poderão receber o PIS/PASEP 2024.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp

Critérios para o recebimento do PIS/PASEP 2024

O processo para conseguir o benefício do PIS/Pasep 2024 não se resume a ter trabalhado em 2022. É crucial atender a outros requisitos. O Ministério do Trabalho realizará a seleção dos trabalhadores com direito ao benefício, que devem estar conforme os seguintes critérios:

Leia mais: INSS Tem Nova Taxa Para Consignado: Veja Qual Aqui

  • Ter trabalhado por no mínimo 30 dias com carteira assinada para pessoa jurídica;
  • Recebido no máximo dois salários mínimos por mês no ano-base;
  • Estar inscrito no programa PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
  • Ter dados corretamente informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou no eSocial do ano-base considerado para apuração. O prazo para essa atualização foi até 30 de setembro de 2022.

Alguns profissionais, no entanto, não têm direito ao abono salarial, como: empregado doméstico, estagiário, jovem aprendiz, empregado rural e aqueles que prestam serviço com carteira assinada, mas para pessoa física.

Calendário de pagamento do PIS/PASEP 2024 e onde sacar o valor

A agenda de pagamento do PIS/Pasep 2024 iniciará em fevereiro. Os dois benefícios agora seguem o mês de nascimento do empregado, diferentemente do passado em que o PIS era liberado de acordo com o mês de aniversário e o PASEP conforme o último dígito do NIS.

A distribuição dos valores será feita pela Caixa Econômica Federal para os trabalhadores da rede privada (PIS), e pelo Banco do Brasil para os servidores públicos (PASEP).

Leia mais: Minha Casa Minha Vida 2024: Confira como se inscrever para o programa

O beneficiário poderá consultar sobre o direito ao auxílio por meio do App Carteira de Trabalho Digital, selecionando a opção “Benefícios” e “Abono salarial”.

Veja Também:

GRANA LIBERADA para quem trabalhou de 1971 a 1988! RESGATE PELO CELULAR (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.