O pagamento do abono salarial, também conhecido como 13º salário, é uma forma de garantir um pouco mais de conforto e tranquilidade para aposentados e pensionistas.
Com os reajustes recentes do salário mínimo e a antecipação do pagamento dessas parcelas, é importante estar por dentro de como tudo isso funciona e quando você pode contar com esse dinheiro extra no seu orçamento.
Quem tem direito ao abono salarial?
Atualmente, o 13º salário é um benefício garantido a todos os trabalhadores que tenham carteira assinada no Brasil, sendo um direito garantido pela Constituição Federal.
Contudo, no caso dos aposentados e pensionistas do INSS, eles também têm direito a receber esse valor uma vez por ano, baseado no valor de sua aposentadoria ou pensão.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Qual é o valor do abono salarial e como ele é calculado?
O cálculo do valor do abono salarial para aposentados e pensionistas leva em consideração o salário de benefício deles. Para os que recebem um salário mínimo, o valor do 13º será o mesmo desse piso salarial.
Para aqueles que possuem um benefício maior, o cálculo seguirá o valor mensal recebido, sem ultrapassar o teto máximo do INSS de R$ 7.507,49.
Leia em seguida: Quanto tenho que pagar de INSS para receber 2 salários? VEJA AGORA
Como é o pagamento do abono salarial para aposentados e pensionistas?
O INSS realizará o pagamento do 13º salário dos aposentados e pensionistas em duas parcelas. A primeira parcela será paga entre os meses de maio e junho, enquanto a segunda parcela será depositada entre os meses de junho e julho.
Leia em seguida: Aposentados vão ter nova margem disponível em 2023; Confira valores
Essas datas podem sofrer alterações, como foi o caso em 2023, quando o Governo Federal decidiu antecipar as parcelas do abono para beneficiários, visando os auxiliar economicamente.
Nesses casos, os pagamentos vão ser realizados entre os dias 25 de maio e 7 de junho, enquanto os benefícios com valor maior serão depositados a partir do dia 1º de junho.
Como fazer para receber o abono salarial?
Aposentados e pensionistas que têm direito ao abono salarial não precisam fazer nada para recebê-lo, pois o pagamento é realizado automaticamente pelo INSS. Basta ficar atento às datas dos depósitos e verificar se o valor está correto. Confira o calendário oficial:

Leia em seguida: O que significa o código 203 no extrato do INSS? Confira agora

Se você perceber qualquer inconsistência ou problema no pagamento do seu 13º salário, entre em contato com a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135 para buscar informações e orientações.
Confira também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!