O uso do FGTS para a aquisição da casa própria está próximo de se tornar uma realidade. Segundo Inês Magalhães, vice-presidente de Habitação da Caixa, a liberação dessa modalidade deverá ocorrer ainda neste mês. Em entrevista à Folha, Magalhães destacou que a discutido da pauta ocorre na próxima reunião do Conselho Curador do FGTS, agendada para o dia 19 de março.
O FGTS Futuro representa uma oportunidade para os trabalhadores utilizarem os depósitos futuros feitos pelos empregadores no fundo. Sendo assim, uma forma de complementar a renda e auxiliar no pagamento das prestações do financiamento adquirido pelo programa Minha Casa, Minha Vida.
Para mais detalhes sobre o FGTS do Futuro e como ele pode beneficiar os trabalhadores na realização do sonho da casa própria. Acompanhe todas as informações a seguir e esteja por dentro das novidades sobre essa importante medida de apoio à habitação.
Como funcionará o FGTS Futuro

A nova modalidade, conhecida como FGTS Futuro, tem como objetivo aprimorar as condições de financiamento para os trabalhadores. Sendo assim, permitindo o uso de até 120 meses de depósitos futuros do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Contudo, essa medida visa facilitar o acesso à casa própria, principalmente para aqueles que buscam pelo programa Minha Casa, Minha Vida.
Leia mais: VOCÊ ESTÁ INCLUSO? Caixa libera NOVOS SAQUES para quem atuou de 1971 a 1988 – Descubra se pode sacar
De acordo com Inês Magalhães, vice-presidente de Habitação da Caixa, o FGTS Futuro está prestes a ser implementado e discutido na próxima reunião do Conselho Curador do FGTS, agendada para março. Todos os estudos e preparativos necessários para a implantação da nova modalidade já foram concluídos, sinalizando um avanço significativo para o setor habitacional.
CLIQUE AQUI e receba nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Quem será beneficiado
Contudo, o governo prevê que aproximadamente 60 mil famílias com renda de até dois salários mínimos beneficiadas anualmente pelo FGTS Futuro. Inicialmente, a medida tem como destino às famílias da faixa 1 do programa habitacional, que possuem uma renda mensal de até R$ 2.640.
Leia mais: Calendário de Pagamentos do INSS para Março:
Posteriormente, há planos para avaliar a expansão do uso do FGTS Futuro para todos os grupos, contemplando famílias com renda familiar de até R$ 8.000. Dessa forma, essa iniciativa visa proporcionar acesso à moradia digna e condições de financiamento mais acessíveis para um número maior de brasileiros.
Quais as regras do FGTS Futuro
De acordo com a vice-presidente da Caixa, uma das principais regras do FGTS Futuro será o limite de comprometimento de renda em 30%. No entanto, muitas famílias atualmente não alcançam esse patamar, o que torna o programa uma oportunidade para aumentar o valor disponível para o financiamento da casa própria.
Leia mais: INSS 2024: É Necessário Contribuir para Manter o Auxílio-doença? Saiba Tudo Agora!
Em caso de demissão do trabalhador, a cobrança do FGTS Futuro será pausada por até seis meses. Se durante esse período o trabalhador não conseguir um novo emprego com carteira assinada, o que resultaria em um novo aporte de recursos para o fundo, e não assumir o pagamento do valor complementar, ele será considerado inadimplente.
“O FGTS Futuro pode ser uma solução para aumentar o valor que o trabalhador pode acessar. Isso será especialmente benéfico para pessoas de menor renda, podendo ser a diferença entre acessar ou não, ou acessar em melhores condições, o financiamento“, conclui Magalhães.
Veja Também: ATENÇÃO: LULA DECIDE sobre o PAGAMENTO do 14° SALÁRIO INSS 2024 para APOSENTADOS e PENSIONISTAS
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!