Excelente notícia para aposentados do INSS. Valores retirados indevidamente do benefício podem ser restituídos apenas enviando um e-mail! O processo para devolução dos valores é muito simples, podendo ser feito de casa, gratuitamente.
Ao solicitar, a entidade é obrigada a devolver todo o montante retirado da conta dos beneficiários! Sendo assim, traremos a seguir o passo a passo para que você entenda melhor como realizar esse procedimento.
INSS em greve!
Sabia que a greve dos servidores ainda não acabou? Pois é! Os servidores enfrentam agora um impasse em relação a uma medida sugerida pelo presidente do INSS, que visava uma resolução radical para o problema da ausência de servidores em horário de expediente.
Assim, Alessandro Stefanutto sugeriu que fosse descontado do salário desses servidores os dias não trabalhados. Só que eu servidores, obviamente, não concordaram com a sugestão do presidente.
Com isso, Alessandro Stefanutto teve que voltar atrás com sua palavra. Infelizmente, a greve que dura mais de dois meses prejudica apenas os aposentados, uma vez que a equipe de servidores não está funcionando com a sua capacidade total.
Atenção aos descontos indevidos!
Você que recebe benefícios do INSS, ou conhece alguém que recebe, fique sempre atento ao seu extrato de pagamentos! Pois, pode convir de adicionarem descontos de mensalidades associativas na sua folha, e caso isso aconteça, você já terá consigo o e-mail guardado.
Sendo assim, segure a sua caneta e anote o que está por vir, a seguir. Muitas associações ou sindicatos estão praticando esse abuso com os aposentados, o TCU já a par da situação, e em conjunto do INSS, está pressionando essas empresas.
Ambos estão obrigando essas entidades a realizarem a devolução dos valores descontados indevidamente. Mas, muita gente ainda não sabe que basta enviar um e-mail para receber a restituição.
Por isso, você pode estar ajudando outras pessoas também compartilhando esse conteúdo, temos certeza que assim você vai estar fazendo o bem pra muita gente.
Como cancelar os descontos indevidos do INSS e recuperar seu dinheiro!

Cancelar descontos indevidos é muito mais fácil do que parece. Muitas pessoas acreditam que precisam contratar um advogado, mas não é necessário gastar dinheiro para recuperar esses valores!
O processo é simples e pode ser feito diretamente no site oficial do governo.
Veja o passo a passo abaixo:
- Acesse o Meu INSS (pelo site gov.br/meuinss ou pelo aplicativo para celular);
- Faça login com seu CPF e senha do Gov.br;
- Clique em Novo pedido;
- Digite “Excluir mensalidade”;
- Selecione o serviço ou benefício correto;
- Siga as instruções que aparecerem na tela.
Conforme o INSS, os segurados que perceberem descontos indevidos de mensalidades associativas em seus benefícios podem solicitar o bloqueio preventivo! Veja como proceder:
- Acesse o Meu INSS (pelo site gov.br/meuinss ou aplicativo para celular);
- Faça login com CPF e senha da sua conta Gov.br;
- No campo de busca, digite “Solicitar bloqueio ou desbloqueio de mensalidade”;
- Escolha o serviço/benefício da lista;
- Siga as orientações na tela.
Ainda segundo o INSS, todos os benefícios concedidos a partir de setembro de 2021 já estão automaticamente bloqueados para descontos de mensalidades associativas. Para desbloquear, é preciso fazer a solicitação, usando biometria.
Solicitar restituição dos valores
Para quem deseja pedir a devolução dos valores descontados, basta ligar para o 0800, informado ao lado do nome da entidade no contracheque.
Se preferir, você pode enviar um e-mail para [email protected], informando o ocorrido. O INSS entrará em contato com a entidade responsável pelo desconto, solicitando a documentação que autorizou o desconto ou a devolução dos valores.
Simples assim! Dessa maneira, é possível se livrar desse incômodo com facilidade.