Você sabia que pode receber um aumento de 25 por cento na aposentadoria? Em seguida você confere como funciona e quem pode solicitar esse benefício em 2023. Saiba mais!
Para ter direito ao aumento de 25, o segurado precisa receber a aposentadoria por invalidez. Esse benefício ampara aqueles que estão incapacitados de modo total e permanente para exercer suas atividades diárias e trabalhar.
Além disso, a sua incapacidade, precisa o impossibilitar a exercer outro cargo ou função. Ou seja, precisa estar impedido de fazer qualquer atividade. Mas, para ter direito a essa aposentadoria, o segurado precisam cumprir cumulativamente os seguintes critérios:
- Carência mínima de 12 meses;
- Estar contribuindo para o INSS, ou estar em período de graça, ou já receber um benefício previdenciário (salvo o auxílio-acidente) no momento da incapacidade;
- Estar incapacitado de maneira total e permanente para o trabalho, seja devido à doença ou acidente, independentemente de estar relacionado ao trabalho ou não, é um requisito fundamental.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Como funciona o aumento de 25 na aposentadoria?
Para ter direito de receber o aumento de 25 na aposentaria por invalidez, o equivalente a 1/4 a mais do seu salário de benefício, o segurado deve precisar da ajuda de outra pessoa para fazer suas atividades básicas do dia a dia, como tomar banho, se vestir e comer, por exemplo.
Leia em seguida: Aumento de R$141 é anunciado para Aposentados – Veja agora valores
Além disso, esse acréscimo somente pode ser solicitado nos casos a seguir:
- Cegueira total;
- Perda de, no mínimo, nove dedos das mãos;
- Paralisia dos dois membros superiores ou inferiores;
- Perda dos membros inferiores, acima dos pés, quando a prótese for impossível;
- Perda de uma das mãos e de dois pés, ainda que a prótese seja possível;
- Perda de um membro superior e outro inferior, quando a prótese for impossível;
- Alteração das faculdades mentais com grave perturbação da vida orgânica e social;
- Doença que exija permanência contínua no leito;
- Incapacidade permanente para as atividades da vida diária.
Se a sua situação não estiver na lista acima, ainda é possível conseguir o adicional em seu benefício. Mas para isso, uma ação judicial precisa ser movida. Podendo, inclusive, ter casos em que o solicitante precise fazer uma perícia médica.
Como solicitar o aumento de 25 na aposentadoria por invalidez?
Ao solicitar a aposentadoria por invalidez, o segurado que necessite de imediato a ajuda de terceiros para suas atividades diárias, pode passar a receber já no momento da concessão do benefício o aumento de 25% na aposentadoria.
Leia em seguida: 3 cartões liberados para Aposentados – Veja como solicitar
Mas se somente após o deferimento do pedido passar a ter a necessidade de auxílio de outras pessoas, o aposentado pode fazer o pedido pelo site ou aplicativo Meu INSS e se preferir pela Central de Atendimento 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Confira também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!