A expansão econômica do Brasil nos três primeiros meses de 2024 foi marcada por um crescimento robusto de 0,8%, sob a forte influência do setor de serviços. Essa elevação é reflexo de um aumento substancial na atividade interna, conforme apontado por especialistas em economia. A agropecuária também registrou um aumento considerável, contudo, a indústria enfrentou uma pequena retração neste período.
Dentro do espectro de serviços, o Comércio apresentou um salto notável de 3%, com destaque também para os setores de Informação e Comunicação e Outras Atividades de Serviços, que cresceram 2,1% e 1,6%, respectivamente. Esse dinamismo reflete um cenário de recuperação econômica acelerada, impulsionando positivamente o Produto Interno Bruto (PIB) do país.
Quais Setores Contribuíram Mais para o PIB no Primeiro Trimestre?

Conforme os dados recentes, foi o setor de serviços que predominou na contribuição para o crescimento do PIB no primeiro trimestre de 2024. Esse setor, que representa uma variedade de atividades econômicas, provou ser o motor da economia, superando outros setores como a agropecuária e a indústria, esta última com uma leve queda no seu desempenho.
CLIQUE AQUI e receba nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Impacto da Demanda Interna e Externa no Crescimento Econômico
Rebeca Palis, coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, ressalta que o vigor econômico deste período foi fortemente apoiado pela demanda interna. Esse aumento é um reflexo das melhorias no mercado de trabalho, além de benefícios advindos de quedas nas taxas de juros e da inflação controlada. A demanda externa, por outro lado, não teve o mesmo desempenho positivo, com um desbalanceamento notável entre as importações e exportações.
Leia mais: Urgente: Abono Salarial PIS/PASEP 2024: Quem Tem Direito e Calendário! Confira!
Projeções e Expectativas para os Próximos Trimestres
Apesar do forte inicio de ano, especialistas como Leonardo Costa, da ASA Investments, e Igor Cadilhac, do PicPay, alertam para possíveis volatilidades nos próximos trimestres. Eles ponderam que os desafios econômicos ainda são iminentes, como os efeitos da crise no Rio Grande do Sul e as expectativas ajustadas para os cortes de juros. No entanto, mantêm uma perspectiva geral positiva para a continuidade do crescimento ao longo de 2024.
Leia mais: Mistério: Desastre Aéreo em Joinville! Saiba Mais Sobre as Investigações
Assim, enquanto o setor de serviços continua a ser um pilar robusto para a economia brasileira, os desafios externos e ajustes de política econômica requerem monitoramento contínuo para assegurar que o país mantenha sua trajetória de recuperação e crescimento econômico sustentável.
Leia mais: URGENTE: PEC das Praias pode mudar o futuro das praias brasileiras – Leia mais
Veja Também: INSS terá 4 NOVOS PAGAMENTOS
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!