O pagamento do Vale Gás referente ao mês de junho terá início na próxima segunda-feira, dia 17. Este benefício do governo federal é depositado juntamente com o Bolsa Família, com o valor de R$ 102 por família neste mês.
Objetivo do Vale Gás

O governo criou o auxílio para ajudar famílias vulneráveis a lidar com o aumento do preço do gás de cozinha. O valor corresponde a 100% da média nacional do botijão de gás de 13kg, calculada pela ANP com base nos últimos seis meses.
Os pagamentos ocorrem em meses pares, conforme o final do Número de Identificação Social (NIS) do beneficiário (consulte o cronograma abaixo). Em junho, mais de 20 milhões de famílias receberão o Bolsa Família junto com o Auxílio Gás, segundo a Caixa Econômica Federal.
Para verificar as informações das parcelas, os beneficiários podem usar os aplicativos Bolsa Família e CAIXA Tem, ou ligar para o telefone 111.
Quem pode receber o vale gás ?
Famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) com renda mensal per capita de até meio salário mínimo têm direito ao vale gás bimestral.
Dessa forma, o programa também abrange famílias beneficiárias de programas de transferência de renda dos governos federal, estadual ou municipal, além daquelas que têm residentes recebendo o Benefício de Prestação Continuada (BPC), independentemente de estarem cadastradas no Cadastro Único.
Como sacar o benefício ?
Os beneficiários podem gerenciar os valores através do aplicativo Caixa Tem, sem precisar visitar uma agência da Caixa Econômica Federal para efetuar saques.
Assim, eles também têm a opção de usar o cartão virtual do Caixa Tem para fazer compras em lojas usando a função de débito, além de realizar saques em terminais de autoatendimento, lotéricas, correspondentes bancários e agências físicas.
Como fazer o Cadastro no CadÚnico ?
O Cadastro Único é um registro que permite ao governo conhecer as condições de vida das famílias de baixa renda no Brasil. O Cadastro Único, uma iniciativa do Governo Federal, é gerido e mantido atualizado sem custos pelas administrações municipais.
Ao se inscrever ou atualizar seus dados no Cadastro Único, as famílias podem se candidatar a diversos programas sociais. Cada programa possui requisitos específicos, mas manter o cadastro sempre atualizado é o primeiro passo.
Desse modo, o registro no Cadastro Único está aberto para todas as famílias de baixa renda, e o processo é realizado pessoalmente em um posto de atendimento na cidade onde a família reside.
Para se cadastrar, é necessário então comparecer pessoalmente a um posto de atendimento, como o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Para iniciar o cadastro, o representante da família precisa levar um documento de identificação com foto, como RG, acompanhado do CPF ou Título de Eleitor, além de um comprovante de residência atualizado e os documentos de todos os membros que vivem na mesma casa.
Assim, é essencial que todos tenham CPF. Todos os membros da família que vivem juntos e compartilham renda devem estar incluídos no cadastro.
Calendário de pagamentos do Vale Gás
As datas de pagamento do Vale Gás são definidas através do Número de Identificação Social (NIS), dessa forma, confira as datas de pagamento do benefício em 2024 a seguir:
