Jornal JF
Fique por dentro das últimas notícias sobre INSS, economia, auxílios, 13º salário, FGTS e impostos com o Jornal JF - o mais completo e confiável

Vale-gás 2024: Entenda quem tem direito e conheça o novo calendário de pagamento

Benefício do Vale gás 2024 começou a ser pago em fevereiro, para população vulnerável do Brasil. Com auxilio gás é possível comprar o botijão.

0

O Vale Gás 2024, também conhecido como auxílio gás, é uma iniciativa do Governo Federal destinada a a compra do botijão de gás, especialmente para famílias que enfrentam dificuldades econômicas. Instituído pela Lei nº 14.237, de 19 de novembro de 2021, e regulamentado pelo Decreto nº 10.881, de 2 de dezembro de 2022, o programa visa aliviar o custo do gás de cozinha no para famílias brasileiras em situação de vulnerabilidade.

Com a alta dos preços dos combustíveis e dos produtos básicos, o Vale Gás 2024 se torna ainda mais crucial para garantir o acesso das famílias mais necessitadas a um item essencial para o dia a dia. Ao fornecer esse auxílio, o governo busca promover a segurança alimentar e o bem-estar das famílias de baixa renda, garantindo que possam preparar suas refeições de forma digna e adequada.

Veja a seguir quem tem direito a esse benefício do Governo, e o calendário de recebimento do auxilio gás.

Vale Gás 2024: Apoio Fundamental para Famílias de Baixa Renda

vale gás 2024
Vale gás 2024 calendário de fevereiro (Fonte: Reprodução Google)

Desde 16 de fevereiro até 29 do mesmo mês, as famílias beneficiárias passaram a receber um valor mensal de R$ 102 do Vale Gás 2024. Portanto, equivalente a 100% da média nacional do preço de um botijão de gás de 13kg. O valor médio do botijão de gás é estipulado pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Leia mais: Novidade: Bancos Pagam 14º Salário para Beneficiários do INSS? Confira como funciona

O pagamento é destinado a famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) com renda familiar mensal per capita igual ou inferior a meio salário-mínimo. Além disso, famílias não cadastradas no CadÚnico podem ser elegíveis quando possuírem membros residentes no mesmo domicílio beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

É fundamental manter os dados cadastrais atualizados para garantir o recebimento do auxílio, que não afeta o recebimento do Bolsa Família. Sendo assim, seus valores não são considerados no cálculo do limite de renda familiar mensal.

CLIQUE AQUI e receba nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Como Solicitar o Auxílio Gás 2024

Para acessar o Auxílio Gás 2024, é necessário iniciar o processo de inscrição no Cadastro Único (CadÚnico), um serviço gratuito que concede acesso aos diversos programas sociais do governo. O cadastro pode ser realizado pessoalmente, em um posto de atendimento na cidade de residência da família. Para encontrar o posto mais próximo, é possível consultar o aplicativo do CadÚnico ou buscar informações no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) local.

Leia mais: Como solicitar CPF DIGITAL ONLINE? Confira o passo a passo

É fundamental manter os dados do CadÚnico sempre atualizados, conforme orientação do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). Os documentos necessários para a inscrição incluem um documento com foto (como carteira de identidade ou carteira de trabalho), Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou Título de Eleitor. Além disso, é preciso de um comprovante de residência, preferencialmente a conta de energia elétrica. O responsável pelo cadastro deve fornecer as informações de todos os membros da família.

Após a inclusão da família no programa, o benefício será registrado no sistema eletrônico com base nas informações do CadÚnico e nos bancos de dados do Benefício de Prestação Continuada (BPC). É importante ressaltar que a inscrição no Cadastro Único não garante o recebimento imediato do benefício. Mensalmente, o programa realiza uma verificação automatizada para identificar as famílias que ainda atendem aos critérios estabelecidos, permitindo que sejam incluídas para receber o auxílio, de acordo com a disponibilidade orçamentária.

Calendário de Pagamento do Benefício

Para garantir que as famílias beneficiárias do Vale Gás 2024 recebam seus auxílios de forma organizada e eficiente, o programa segue um calendário baseado no Número de Identificação Social (NIS). No mês de fevereiro de 2024, os pagamentos serão distribuídos de acordo com os seguintes cronogramas:

Leia mais: Consumo alto de proteína aumenta risco de Aterosclerose, diz estudo

Calendário de pagamentos do vale-gás 2024. (Fonte: Edição/Jornal JF)
Calendário de pagamentos do vale-gás 2024. (Fonte: Edição/Jornal JF)

Essas informações estão disponíveis para consulta nos aplicativos do Bolsa Família e do Caixa Tem, além de poderem ser obtidas através do telefone 111.

Veja Também: BANCOS FINALMENTE começam o PAGAMENTO ANTECIPADO do 13 SALÁRIO 2024

BANCOS FINALMENTE começam o PAGAMENTO ANTECIPADO do 13 SALÁRIO 2024 – VEJA quem tem DIREITO. (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.