Todo ano, os aposentados e pensionistas precisam realizar a prova de vida INSS para garantir a continuidade dos benefícios. No entanto, devido à pandemia, o procedimento passou por várias mudanças, o que gerou dúvidas entre os segurados.
Com o objetivo de evitar o bloqueio dos benefícios, este artigo foi preparado para fornecer informações sobre a prova de vida do INSS em 2023. Continue lendo para saber mais!
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
O que é a prova de vida do INSS?
A prova de vida é um procedimento obrigatório realizado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para prevenir fraudes e manter os benefícios previdenciários de acordo com o calendário estabelecido.
Durante a pandemia, o INSS suspendeu o procedimento, mas a partir de 2023, a prova de vida acabou retomada com novas regras.
Veja também: IMPERDÍVEL: LIBERADO para APOSENTADOS e PENSIONISTAS SAQUE de + de R$89.000! QUEM tem DIREITO?
Quem precisa fazer a prova de vida do INSS em 2023?
Todos os beneficiários são obrigados a realizar a prova de vida em 2023 para garantir a manutenção de seus benefícios e evitar a suspensão dos mesmos.
Quais são as novas regras da prova de vida do INSS em 2023?
De acordo com a Portaria 1.408/22 publicada pelo INSS, o procedimento em 2023 passou a contar com novas regras, proporcionando mais comodidade aos segurados, especialmente aqueles com dificuldades de locomoção.
A obrigatoriedade de comparecer pessoalmente a uma agência bancária ou do INSS para realizar o procedimento foi removida com a publicação da portaria.
Leia mais: INSS anuncia bonificação: Aposentados receberão pagamento extra de R$1980 na conta! Veja as datas
Apesar dessa mudança, que desobriga o segurado de fazer a prova de vida presencialmente, o procedimento agora realizado por meio do cruzamento de dados disponíveis em outras bases do governo federal.
No entanto, se o INSS não conseguir confirmar a realização da prova de vida por meio dos dados cruzados, o segurado será convocado para fazer a comprovação.
As regras antigas de realizar a prova de vida em uma agência bancária ou do INSS não deixaram de existir, mas tornaram-se opcionais. Portanto, ainda é possível para o segurado optar por fazer a comprovação presencialmente.
Outra mudança nas regras da prova de vida do INSS em 2023 é que o órgão passou a ser responsável pelo cruzamento de dados para realizar o procedimento. Dessa forma, durante o cruzamento de dados, o INSS irá verificar as últimas transações realizadas pelo segurado nos 10 meses posteriores ao seu último aniversário.
Confira agora: CONFIRMADO: TODOS aposentados vão ter MUDANÇAS na FOLHA de PAGAMENTO dia 21 – Veja Agora
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!