Novo aumento no salário dos aposentados em 2024! Beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já podem comemorar! Isso, pois está confirmado, para o próximo ano, um aumento real nos salários, aposentadorias, pensões e mais!
Neste artigo explicaremos como funciona o novo sistema de reajuste do salário mínimo, assim como os novos valores disponibilizados para quem recebe o piso do órgão, estabelecido em um salário mínimo.
Confira e tire suas dúvidas sobre este novo reajuste no salário dos aposentados e pensionistas do INSS em 2024!
Nova política de valorização do salário mínimo

Recentemente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ofereceu ao congresso o Projeto de Lei (PL) 15/2023, que promete trazer notícias positivas para os aposentados, com um próximo aumento no salário.
Leia em seguida: VEJA AGORA: Novas Regras do INSS para Aposentadoria por Invalidez – Aprenda a Solicitar!
É normal que os salários sejam reajustados anualmente, corrigindo a inflação. Todavia acontece agora a reintrodução da política de valorização do salário mínimo pelo PL 15/2023. Esse projeto visa manter o poder de compra dos brasileiros, utilizando indicadores de inflação do ano anterior como base para os ajustes salariais.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Como vai funcionar o novo reajuste?
Agora, para além da inflação, o reajuste nos salários mínimos também levará em condição o Produto Interno Bruto (PIB) dos dois anos anteriores ao reajuste.
Leia em seguida: MARAVILHA: Suspensão de Empréstimos do INSS para Aposentados Aprovada!
Dessa forma, além de manter o poder de compra dos brasileiros (corrigir a inflação), o novo reajuste também oferece aumento no poder aquisitivo.
Qual o novo valor do salário mínimo para 2024?
Com o aumento do salário mínimo definido pela correção anual do INPC somado ao PIB dos dois anos anteriores, as projeções indicam um incremento para R$1.461, representando um crescimento de 10,68%.
Leia em seguida: Conheça os Benefícios Exclusivos da Nova Carteirinha do Idoso: Confira e faça a sua
Essa mudança não apenas beneficia diretamente os aposentados, mas também influencia os benefícios previdenciários, uma vez que o reajuste do salário mínimo afeta diretamente esses cálculos.
Leia em seguida: EXCLUSIVO: 2 Surpresas na Folha de Pagamento! Confira
Isso, pois cerca de 60% dos beneficiários do INSS recebem o piso do órgão, que tem valor de um salário mínimo. Dessa forma, com o aumento do salário mínimo, quem recebe o piso do órgão terá um aumento de mais de 10%.
Para quem recebe valores acima do piso, o valor não recebe o mesmo aumento, recebendo apenas um aumento ainda a ser definido. O teto de pagamentos também sofre reajuste, mas ainda sem previsões concretas.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!