O corte no benefício INSS chegou como uma bomba para muitos segurados. Afinal, o Instituto Nacional do Seguro Social divulgou no dia 9 de outubro a lista de servidores inativos e pensionistas de funcionários do órgão que terão o pagamento suspenso. Isso porque não atenderam à convocação e respectiva notificação para realizar a prova de vida anual, referente aos aniversariantes de julho de 2023.
De acordo com o Órgão Previdenciário, o restabelecimento do pagamento ficará condicionado à realização da prova de vida. Portanto, o interessado deve comparecer a qualquer agência do banco onde recebe o benefício ou à unidade de gestão de pessoas do INSS, portando o documento de identidade oficial.
Veja mais detalhes sobre o corte no benefício INSS.
Como funciona o corte no benefício INSS
Como dissemos, o INSS divulgou uma lista de servidores inativos e pensionistas de funcionários do Órgão que terão pagamento suspenso por não atenderem à convocação para a realização da prova de vida. Todavia, o processo foi referente ao ao mês de julho, portanto, com os aniversariantes do mês.
Leia mais: ALERTA APOSENTADOS: INSS Anuncia Pagamento Surpresa em 45 Dias – Prepare-se para Receber!
De acordo com o Órgão, o retorno do pagamento fica condicionado à regularização da prova de vida. Portanto, assim que o beneficiário regularizar a situação, voltará a receber na primeira folha de pagamento disponível para inclusão.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
O que fazer em caso de não poder comparecer no INSS?
Segundo o edital publicado no Diário Oficial da União, caso o beneficiário não tenha condições de comparecer até uma agência para realizar a prova de vida, deverá solicitar visita técnica para comprovação da vida do titular. Contudo, o segurado deve ter alguma condição de saúde que o impossibilite de ir presencialmente. Somente nessa situação o pagamento fica restabelecido até o dia da visita técnica.
Prova de vida outubro
Este mês, a prova de vida do INSS é responsabilidade da própria Previdência Social. Portanto, o beneficiário deve atualizar os seus dados nas plataformas do Governo para comprovar sua vida. Por exemplo, se o beneficiário consulta pelo SUS, atualiza essa informação.
A data de referência para a prova de vida é o mês de aniversário do beneficiário. Portanto, em outubro, o INSS começa o procedimento para quem aniversaria neste mês. O prazo é até dez meses após o aniversário. Caso não haja como comprovar a vida, antes de haver o corte do benefício INSS, o beneficiário recebe notificação para comparecer às agências.
Leia mais: REVELADO: Valor Atualizado do Salário dos Aposentados Após Novo Reajuste – Veja Aqui!
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!