Por meio do Meu INSS, é possível agilizar o atendimento e solicitar pelo menos 10 serviços sem precisar de ajuda ou sair de casa. A plataforma é simples e contribui para a redução das filas de espera do INSS.
Em 2018, o governo federal gerou o site Meu INSS, que hoje em dia também está disponível como app para iOS e Android. O sistema permite um atendimento mais rápido para aposentados, pensionistas e trabalhadores segurados do INSS. Através dele é possível solicitar benefícios, acompanhar pedidos, acessar o extrato de pagamento e tirar dúvidas.
Uma das principais vantagens é acessar os serviços sem precisar sair de casa e ter que passar por filas de espera nas agências da Previdência. A plataforma é gratuita e basta ter acesso à internet.
Como atualizar dados pelo Meu INSS?
Em primeiro lugar, logo na primeira opção “Meu Cadastro” é possível ter acesso às suas informações. Para atualizar os dados basta clicar em “Complementar” e a página de atualização dos dados cadastrais será carregada.
Você pode trocar seu endereço e dados de contato. O instituto orienta que todos os segurados mantenham seus dados atualizados. A medida é de suma importância, por ajudar a evitar as revisões do instituto, conhecidas como pente-fino, que levam a suspensão e cancelamento do benefício previdenciário.

Em agosto, novo pente fino do INSS será realizado nas aposentadorias para identificar cadastro irregulares e fraudulentos. A atualização dos dados é um dos requisitos do BPC e da inscrição no Cadastro Único.
Como solicitar auxílio-doença pela internet?
Os trabalhadores que precisam se afastar do trabalho por mais de 15 dias devido à doença, podem solicitar o Benefício por Incapacidade Temporária por meio do app ou site INSS, sem sair de casa.
Pelo site mesmo é possível enviar os documentos necessários e dispensar a necessidade de perícia médica presencial do instituto, caso seja necessário, a perícia presencial será marcada por um servidor.
Além disso, o sistema permite também solicitar a prorrogação do auxílio, que no momento pode ser solicitada nos 15 dias que antecedem o vencimento do benefício.
Como solicitar o adicional de 25% no benefício?
Aposentados por incapacidade permanente, antes conhecidos como aposentados por invalidez, podem ter acesso a um aumento de 25% no seu salário. Para saber os critérios de elegibilidade para o adicional, basta pesquisar em nosso blog.
Mas, no geral, é preciso apenas ter necessidade de assistência permanente de outra pessoa para poder pleitar direito aos pagamentos.
Para solicitar o adicional, acesse o site, selecione em “Novo Pedido” e escreva “Acréscimo de 25%”. Envie a documentação médica que comprove a necessidade do adicional.
Como pagar o INSS como contribuinte individual?
O INSS normalmente é descontado direto do salário de cada beneficiário. Porém, empregados domésticos e estudantes a partir dos 16 anos podem contribuir individualmente.
As alíquotas são:
- 11% do salário mínimo ou 20% do valor definido de pagamento.
- 5% do salário mínimo para contribuintes facultativos de baixa renda inscritos no CadÚnico.
Também é possível emitir a Guia da Previdência Social (GPS) em atraso.
Como solicitar aposentadoria pelo Meu INSS?
Pela internet, você pode solicitar:
- Aposentadoria por Tempo de Contribuição / Idade Urbana
- Aposentadoria por Idade Rural
- Aposentadoria da Pessoa com Deficiência por Tempo de Contribuição
- Aposentadoria da Pessoa com Deficiência por Idade
- Acordo Internacional – Aposentadoria por Tempo de Contribuição
- Acordo Internacional – Aposentadoria por Idade
Clique em “Serviços” > “Aposentadoria” e selecione a modalidade desejada.
Quais benefícios do INSS podem ser solicitados pela internet?
Fora a aposentadoria, o sistema permite solicitar:
- Auxílio-Inclusão à Pessoa com Deficiência
- Auxílio-Reclusão
- Benefícios Assistenciais (BPC)
- Benefício por Incapacidade
- Pensão
- Salário-Maternidade
- Seguro Desemprego do Pescador Artesanal (SDPA)
Clique em “Serviços” e selecione o benefício desejado.
Como acessar o extrato do benefício pela internet?
Outro serviço que pode ser obtido por meio do site ou app Meu INSS é o extrato de pagamentos do benefício.
Como emitir a Carteirinha do Beneficiário?
Cidadãos que recebem algum benefício do INSS podem emitir a carteirinha. Através dela é possível ter acesso à gratuidade no transporte público e descontos em ingressos e alguns serviços.
Como acessar informações do pedido de benefícios?
Basta conferir o status do seu benefício e recorrer caso o mesmo tenha sido negado. O procedimento deve ocorrer em até 30 dias após a decisão. A solicitação é analisada pelo Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS).
Como autorizar o consignado do INSS?
Por fim, após todo benefício ser concedido é necessário realizar o desbloqueio do consignado para poder solicitar empréstimos. Para desbloquear é simples, basta localizar a opção procurando na lupa por “empréstimo” e começar o processo de desbloqueio.
As parcelas do empréstimo são descontadas diretamente na folha de pagamento. Todos esses serviços estão disponíveis no site Meu INSS.