As Eleições de 2024 se aproximam. Nesse domingo (06) eleitores de mais de 5,5 mil cidades irão às urnas para eleger prefeitos e vereadores. Uma votação dedicada a cada cargo elegerá ou reelegerá os prefeitos do município. E alguns a participação é obrigatória para idosos.
Como de costume, o Eleições de 2024 acontecerá em outubro. Eu sou dois domingos do mês dedicado à escolha dos novos governantes da cidade. Em apenas 103 municípios brasileiros poderia haver um segundo turno o que representa 2% do total dos municípios.
O segundo turno, marcado para 27 de outubro, acontecerá apenas nas cidades com mais de 200 mil eleitores e quando o número global de votos válidos não ultrapasse a maioria absoluta, normalmente quando o candidato fica abaixo de 48% dos aprovados.
Os idosos devem preparar-se para a votação do próximo domingo. A maioria é obrigado a participar nas eleições considerando que o voto é obrigatório no Brasil. Em algumas cidades, o público foi incentivado a ir às urnas.
Em mais de 400 cidades do estado de São Paulo, por exemplo, haverá transporte público gratuito com ônibus municipais. A medida segue portaria aprovada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) em novembro do ano passado e facilita o acesso às escolas.
Quando os idosos terão que votar nas eleições de 2024?
A idade determinará se os idosos são forçado a votar nas eleições de 2024. Isso porque, em determinado período da vida, não é mais obrigatório ir às urnas, a participação ocorre apenas de forma voluntária.
Este ano o público que deverá se deslocar à área e seção eleitoral para depositar seus dois votos na urna eletrônica é:
- Pessoas alfabetizadas;
- Qualquer pessoa entre 18 e 70 anos.
Para eles, se o voto não for registado haverá consequências, dado que havia a obrigação de comparecer no colégio eleitoral para participar nas eleições.
O principal vantagem de quem opta por votar é poder exercer a democracia e o seu direito como cidadão.
Quando os idosos não serão obrigados a votar nas eleições de 2024?
De acordo com as regras que exigem voto, a idade também determina quando voto nas eleições de 2024 não será obrigatóriomas sim opcional e voluntária.
Você idosos não são mais obrigados mas ainda quiserem exercer o direito de voto, deverão dirigir-se à área eleitoral e apresentar-se munido de documento. Eu sou:
- Idosos com mais de 70 anos.
Além dos idosos, jovens com mais de 16 anos Eles também podem votar voluntariamente e não compulsoriamente. Mas para isso é preciso já ter emitido o cartão eleitoral no prazo estabelecido pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
O que levar no dia da eleição de 2024?
Os idosos devem ir ao círculo eleitoral aos domingos das 8h00 às 17h00 (6) período em que as portas estão abertas para a participação dos eleitores.
Para participar você precisará de:
- Trazer consigo o seu cartão de eleitor impresso ou documento eletrónico caso tenha registado os seus dados biométricos;
- Traga seu cartão de eleitor impresso, ou documento eletrônico + título com foto, caso não tenha cadastrado seus dados biométricos;
- Você pode levar consigo um adesivo com o número do seu candidato.
Não é permitido comparecer às urnas portando celular.
O que fazer se não puder votar nas eleições de 2024?
Existem três opções para justificar a ausência nas eleições de 2024 no mesmo dia da primeira rodada, 6 de outubro:
- aplicativo título eletrônico: baixar nas plataformas Android e iOS;
- módulo Pedido de justificação eleitoral (formato PDF): baixar o arquivo, preenchê-lo e apresentá-lo nos balcões de votação ou justificativas especialmente montados nos locais divulgados pela Tribunais eleitorais regionais;
- dos registros eleitorais (consulta às áreas eleitorais).
O justificativa on-line para ausência de Eleições de 2024 deve ser feito no aplicativo e-title. Nesta opção a justificativa pode ser apresentada tanto no dia da eleição como após a data da votação.
Quem justificar no prazo de 30 dias não paga a multa, mas quem deixar para justificar após esse prazo terá que pagar a multa. multa de R$ 3,51 por turno em que ele parou de votar.