Tinha FIES até 2002? Saiu lista de nomes que vão receber valores reavaliados pela Caixa
A seguir, você vai entender quais estudantes do FIES podem resgatar valores pagos em 2002!
Aposentado, foi fiador de um contrato no FIES ou tem um neto que fez um contrato? Saiba que para os estudantes do FIES que tiveram que fazer a renovação do contrato em 2002 e acabaram sendo cobrados pela tarifa de serviço, a Caixa vai restituir os valores pagos!
Assim, o novo FIES veio para facilitar o acesso de estudantes no ensino superior, e com ele, os alunos tem a possibilidade de juros zero para os que mais precisam de uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar. Confira a seguir como resgatar o valor!
O que é o FIES?
O FIES nasceu através da Lei nº 13.530 de 07 de dezembro de 2017, e visa a concessão de financiamento à estudantes que desejam ingressar na faculdade, em universidades pagas. Assim, o objetivo da lei é facilitar o acesso de jovens a universidades de ensino superior.
Isso, claro, desde que os mesmos recebam avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação, custeados pelo Fundo de Financiamento Estudantil.
Leia mais: FICA A DICA: INSS traz atualizações na Prova de Vida – Conheça as novidades e fique preparado!
Dessa forma, a CAIXA atua no Novo FIES como agente único, responsável pelos papéis de Agente Operador, Agente Financeiro e Gestor de Fundos Garantidores. Além disso, o FIES traz a possibilidade de juros zero para quem mais precisa, bem como uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato.
Nesse sentido, o programa se dividiu em três diferentes modalidades. Sendo que a modalidade I é direcionada aos estudantes que possuem renda de até 03 salários mínimos, e será operada com exclusividade pela CAIXA.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Como ingressar?
Ingressar no FIES é muito simples! Primeiramente basta realizar a inscrição pela internet, no site do Fies Seleção. Em seguida, o estudante será selecionado pelo próprio MEC, e deverá procurar a Comissão CPSA da Instituição de Ensino para comprovar as informações passadas.
Leia mais: ÓTIMA NOTÍCIA! IDOSOS JÁ PODEM SOLICITAR ISENÇÃO DO IPTU EM 2024! Veja como
Ainda na instituição de ensino, o estudante deverá receber o Documento de Regularidade de Inscrição (DRI) e realizar a opção da seguradora em que contratará o seguro prestamista. Por fim, o estudante deve procurar uma agência da CAIXA mais próxima, para um agente conferir a documentação e inserir as informações no sistema. Dessa forma o contrato será emitido para assinatura.
Todavia para ingressar é preciso estar de acordo com alguns requisitos, são eles:
Requisitos
- Ter participado do ENEM, a partir da edição de 2010;
- Ter obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota superior a 0 (zero) na redação;
- Possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3 (três) salários mínimos.
Além disso, o aluno vai precisar dos seguintes documentos:
Leia mais: Fique por DENTRO: PENTE FINO do INSS ameaça BENEFÍCIOS – Confira os passos para evitar perdas!
Documentações
Aluno
- Documento de Regularidade de Inscrição – DRI (facultativo);
- Identidade;
- CPF;
- Certidão de Casamento, se for o caso;
- Comprovante de Residência.
Fiador
- Identidade;
- CPF;
- Certidão de Casamento, se for o caso;
- Comprovante de Residência;
- Comprovante de Rendimentos.
Restituição de valores do FIES
A CAIXA anunciou que há uma grande quantidade de estudantes e fiadores, que no ano de 2002, tiveram de pagar tarifas de serviço relacionados a contratação ou renovação do FIES. Dessa forma, esses beneficiários serão contemplados com a restituição dos valores.
Leia mais: ALERTA: APOSENTADOS, saibam primeiro: Aumento de R$141 em seu salário confirmado – Confira!
Sendo assim, basta que essas pessoas compareçam a uma das agências, para ressarcimento da tarifa porventura paga àquela época, mediante declaração, sob as penas da lei, de que fez tal pagamento.
Confira aqui os nomes dos potenciais beneficiários e vá a uma das Agências das cidades relacionadas com uma identificação e declaração, sob as penas da Lei, de que efetuou o pagamento.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!