Jornal JF
Fique por dentro das últimas notícias sobre INSS, economia, auxílios, 13º salário, FGTS e impostos com o Jornal JF - o mais completo e confiável

Tinha FIES até 2002? Saiu lista de nomes que vão receber valores reavaliados pela Caixa

A seguir, você vai entender quais estudantes do FIES podem resgatar valores pagos em 2002!

0

Aposentado, foi fiador de um contrato no FIES ou tem um neto que fez um contrato? Saiba que para os estudantes do FIES que tiveram que fazer a renovação do contrato em 2002 e acabaram sendo cobrados pela tarifa de serviço, a Caixa vai restituir os valores pagos!

Assim, o novo FIES veio para facilitar o acesso de estudantes no ensino superior, e com ele, os alunos tem a possibilidade de juros zero para os que mais precisam de uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar. Confira a seguir como resgatar o valor!

O que é o FIES?

A caixa decidiu devolver o dinheiro do FIES pago em contratos feitos em 2002. Confira.
A caixa decidiu devolver o dinheiro do FIES pago em contratos feitos em 2002. Confira. (Fonte: Edição/Jornal JF)

O FIES nasceu através da Lei nº 13.530 de 07 de dezembro de 2017, e visa a concessão de financiamento à estudantes que desejam ingressar na faculdade, em universidades pagas. Assim, o objetivo da lei é facilitar o acesso de jovens a universidades de ensino superior.

Isso, claro, desde que os mesmos recebam avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação, custeados pelo Fundo de Financiamento Estudantil.

Leia mais: FICA A DICA: INSS traz atualizações na Prova de Vida – Conheça as novidades e fique preparado!

Dessa forma, a CAIXA atua no Novo FIES como agente único, responsável pelos papéis de Agente Operador, Agente Financeiro e Gestor de Fundos Garantidores. Além disso, o FIES traz a possibilidade de juros zero para quem mais precisa, bem como uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato.

Nesse sentido, o programa se dividiu em três diferentes modalidades. Sendo que a modalidade I é direcionada aos estudantes que possuem renda de até 03 salários mínimos, e será operada com exclusividade pela CAIXA. 

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp

Como ingressar?

Ingressar no FIES é muito simples! Primeiramente basta realizar a inscrição pela internet, no site do Fies Seleção. Em seguida, o estudante será selecionado pelo próprio MEC, e deverá procurar a Comissão CPSA da Instituição de Ensino para comprovar as informações passadas.

Leia mais: ÓTIMA NOTÍCIA! IDOSOS JÁ PODEM SOLICITAR ISENÇÃO DO IPTU EM 2024! Veja como

Ainda na instituição de ensino, o estudante deverá receber o Documento de Regularidade de Inscrição (DRI) e realizar a opção da seguradora em que contratará o seguro prestamista. Por fim, o estudante deve procurar uma agência da CAIXA mais próxima, para um agente conferir a documentação e inserir as informações no sistema. Dessa forma o contrato será emitido para assinatura. 

Todavia para ingressar é preciso estar de acordo com alguns requisitos, são eles:

Requisitos

  • Ter participado do ENEM, a partir da edição de 2010;
  • Ter obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota superior a 0 (zero) na redação;
  • Possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3 (três) salários mínimos.

Além disso, o aluno vai precisar dos seguintes documentos:

Leia mais: Fique por DENTRO: PENTE FINO do INSS ameaça BENEFÍCIOS – Confira os passos para evitar perdas!

Documentações

Aluno
  • Documento de Regularidade de Inscrição – DRI (facultativo);
  • Identidade;
  • CPF;
  • Certidão de Casamento, se for o caso;
  • Comprovante de Residência.
Fiador
  • Identidade;
  • CPF;
  • Certidão de Casamento, se for o caso;
  • Comprovante de Residência;
  • Comprovante de Rendimentos.

Restituição de valores do FIES

A CAIXA anunciou que há uma grande quantidade de estudantes e fiadores, que no ano de 2002, tiveram de pagar tarifas de serviço relacionados a contratação ou renovação do FIES. Dessa forma, esses beneficiários serão contemplados com a restituição dos valores.

Leia mais: ALERTA: APOSENTADOS, saibam primeiro: Aumento de R$141 em seu salário confirmado – Confira!

Sendo assim, basta que essas pessoas compareçam a uma das agências, para ressarcimento da tarifa porventura paga àquela época, mediante declaração, sob as penas da lei, de que fez tal pagamento.

Confira aqui os nomes dos potenciais beneficiários e vá a uma das Agências das cidades relacionadas com uma identificação e declaração, sob as penas da Lei, de que efetuou o pagamento.

Veja Também:

VITÓRIA dos APOSENTADOS e PENSIONISTAS: vão RECEBER 3 PAGAMENTOS INSS. (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.