Grande notícia para quem ainda não entregou a sua declaração ao imposto de renda neste ano de 2024! A Receita Federal abriu um novo prazo, que já está em vigor desde a última segunda-feira, 3 de junho!
O sistema para recebimento das declarações já está no ar, e aqueles que ainda não aproveitaram a oportunidade, terão uma nova chance de ser manterem regularizados com a sua vida financeira.
Neste ano, o prazo de entrega das declarações havia sido encerrado no dia 31 de maio. A Receita Federal, que esperava receber cerca de 43 milhões de declarações em 2024, recebeu apenas 42,4 milhões. Portanto, veja a seguir detalhes de como entregar a sua declaração ao Leão!
Envio de declarações fora do prazo
Aos contribuintes que esqueceram o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda, ainda há tempo de realizar o envio! A Receita Federal decidiu dar mais uma chance na intenção de atingir a meta de declarações desse ano.
Leia mais: Demissões na Microsoft: Impacto no HoloLens e Futuro Incerto
Assim, ainda é possível declarar utilizando o Programa Gerador da Declaração (PGD). No entanto, os contribuintes atrasados deverão arcar com uma multa, devido à perda do prazo.
O programa de envio das declarações está disponível para computador, celular ou tablet, por meio do app Meu Imposto de Renda ou online pelo Portal e-CAC. Para ter acesso ao eCAC ou aplicativo, o contribuinte deve ter uma conta Gov.br prata ou ouro.
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Multa por atraso
Os contribuintes que perderam o prazo de declaração do Imposto de Renda, agora precisam pagar a Multa por Atraso na Entrega da Declaração (Maed). A multa é de 1% ao mês sobre o imposto devido, com o valor mínimo de R$ 165,74, podendo chegar a 20% do imposto total.
Leia mais: Última Oportunidade: Saque Antecipado do Abono Salarial PIS/PASEP 2024, Saiba Como
O contribuinte fica a par do valor da multa no momento de envio da declaração em atraso, sendo gerada a Darf para pagamento da mesma, emitida em conjunto do recibo de entrega.
Passo a passo para enviar a declaração atrasada
Para entregar a sua declaração do Imposto de Renda em atraso, siga o seguinte passo a passo:
Leia mais: Desvende Agora! É Possível Ganhar Meio Salário Mínimo Trabalhando Meio Período? Descubra Aqui!
- Preencha corretamente a sua declaração, com informe rendimentos, despesas, bens, direitos e investimentos. Corrija os erros da declaração original
- Utilize a opção “Verificar pendências” para corrigir erros que impedem o envio
- Escolha o modelo de tributação entre o simplificado ou completo
- Após verificar que tudo está correto, pague a multa, entregue a declaração e salve o recibo de entrega
Novo prazo para contribuintes no Rio Grande do Sul
Por fim, os residentes do Rio Grande do Sul, acometidos recentemente pela tragédia das enchentes, terão um prazo maior para envio das declarações, ainda que tenham perdido o prazo inicial, encerrado no dia 31 de maio.
Leia mais: ATENÇÃO! A revisão do BPC pode afetar milhões de beneficiários; Leia Mais
Este grupo, terá até o dia 31 de agosto para enviar todas as declarações.
Veja Também: Governo libera nova linha de crédito emergencial!
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!