O Brasil passa por um momento com uma grande alta nos casos de dengue no país, que já fez com que dois estados e o Distrito Federal decretassem emergência, o surto da doença é preocupante, já que a Dengue é uma doença que pode matar.
Nos últimos anos o número de mortes por Dengue vem aumentando, em 2022, ultrapassou a marca das mil mortes devido à doença, em 2023, as mortes bateram esse recorde, se o ritmo de 2024 continuar aumento é possível que este ano seja pior.
Aumento do surto de Dengue no País
Segundo dados liberados pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), na quarta-feira, cerca de 232.990 casos foram identificados no Brasil, apenas nas quatro primeiras semanas epidemiológicas de 2024.
Leia Mais: Calendário de Pagamento da Aposentadoria no INSS em fevereiro – Veja as Datas!
Se for comparado com o mesmo período no ano passado (2023) onde foram registrados 65.366 casos, da para se ver que houve um crescimento muito grande da doença, chegando a 252%.
Sintomas da Dengue
A dengue é transmitida através da picada do mosquito fêmea (Aedes aegypti) infectado pelo vírus da Dengue, existindo 4 tipos diferentes de vírus da doença, que são DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.
Os principais sintomas da dengue são então a Febre alta, acima de 38ºC, dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo.
Caso haja a suspeita de Dengue é importante buscar uma unidade de saúde para que o quadro possa ser avaliado. Assim, o médico pode proceder com o tratamento mais adequado para o caso em que o paciente se encontra, dependendo dos seus sintomas.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Jornal JF pelo WhatsApp
Como combater a doença ?
A forma mais eficaz de combate à doença é a erradicação do mosquito transmissor. Desse modo, mantenha o seu ambiente residencial limpo e elimine os criadouros do mosquito.
Leia Mais: Reforma da Previdência 2024: Saiba Como Vai Funcionar Sua Aposentadoria!
Utilizar roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia, quando os mosquitos são mais ativos, oferece alguma proteção contra picadas, desse modo, é especialmente recomendado durante surtos.
O uso de repelentes e inseticidas, conforme as orientações presentes nas embalagens, é outra opção viável. Mosquiteiros são uma excelente forma de proteção para aqueles que descansam durante o dia, como bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos.
O Governo Federal tem programas para ações de controle da doença, monitorando dados regionais e também fazendo pesquisas em áreas de foco do mosquito, para tentar eliminar os mosquitos.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!