SURPRESA para APOSENTADOS: INSS CONFIRMA 3 Pagamentos em Outubro, Melhor que o 14º INSS- Veja agora como vai funcionar!
Descubra as surpresas que os beneficiários do INSS podem encontrar no mês de outubro e saiba como recebê-las.
O INSS anunciou a antecipação do pagamento de benefícios para determinados beneficiários, trazendo uma surpresa na folha de pagamento de outubro. Descubra agora quais são os beneficiários que terão o pagamento antecipado pelo INSS.
A partir de hoje, 25 de outubro, começam os pagamentos para os beneficiários do INSS. O calendário segue a ordem do último número de benefício e a renda de cada beneficiário. Continue lendo para obter mais informações.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Quando será o pagamento dos benefícios INSS de outubro?
Os benefícios do INSS referentes a outubro começam a ser pagos a partir de hoje, 25 de outubro, para os beneficiários que possuem renda de um salário mínimo e número final de benefício 1. As datas se estendem até o próximo mês. Confira a seguir todas as datas de pagamento.
Além do pagamento do INSS, também está em vigor a redução na taxa de juros, possibilitando um crédito mais barato para os beneficiários e a quitação de atrasados. Não deixe de conferir.
Redução na taxa de juros de consignados
Uma surpresa para os beneficiários do INSS é a redução na taxa de juros dos consignados. Em uma reunião do Conselho Nacional de Previdência Social realizada em 11 de outubro de 2023, ficou estabelecida a redução. A taxa passou de 1,91% ao mês para 1,84% ao mês para o empréstimo consignado e de 2,83% para 2,73% para o cartão consignado.
Essa alteração já foi publicada no Diário Oficial da União em 16 de outubro e passou a vigorar a partir do dia 23. Portanto, os novos contratos já incorporarão a nova taxa de juros.
Leia mais: IMPERDÍVEL: APOSENTADOS, OUTUBRO é o mês! Veja quem precisa fazer a Prova de Vida INSS 2023
Quais são as regras do empréstimo consignado do INSS?
Em 2023, os beneficiários do INSS têm a capacidade de alocar até 35% de seu salário para o pagamento das parcelas do empréstimo consignado. Além disso, existe a alternativa de adquirir um cartão de crédito consignado, utilizando 5%, e um cartão benefício, com mais 5%.
O número máximo de parcelas permitidas é de 84 vezes, e os descontos ocorrem diretamente na conta da pessoa que contrata. Devido a essa dedução direta, existe a possibilidade de oferecer taxas mais baixas, visto que o risco de inadimplência por parte do beneficiário é mínimo.
Liberação de atrasados para beneficiários do INSS
O INSS também está autorizando o pagamento de atrasados para os beneficiários que ganharam ações judiciais. O pagamento ocorre por meio de requisições de pequeno valor- RPV. Nesse cenário, têm direito aqueles que estavam esperando por um longo período para receber seu benefício, bem como aqueles que foram afetados por erros de cálculo.
Os depósitos são feitos por cada Tribunal Regional Federal- TRF. Em outras palavras, para verificar se você tem direito, é necessário acessar o site de cada TRF. Confira a lista a seguir:
- TRF da 1ª Região (DF, MG, GO, TO, MT, BA, PI, MA, PA, AM, AC, RR, RO e AP): Clique para consultar aqui;
- 2ª Região (RJ e ES): Clique para consultar aqui;
- 3ª Região (SP e MS): Clique para consultar aqui;
- 4ª Região (RS, PR e SC): Clique para consultar aqui;
- 5ª Região (PE, CE, AL, SE, RN e PB): Clique para consultar aqui.
Veja também
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!