Os empréstimos consignados são uma das modalidades de crédito mais usada entre os beneficiários do INSS, como aposentados, pensionistas e até mesmo servidores públicos. Nessa modalidade, o valor das parcelas do empréstimo passa por desconto em folha de pagamento.
Por isso, é conhecida como a modalidade de crédito com os menores juros do mercado em comparação aos empréstimos convencionais. Porém, não é possível ultrapassar a margem consignável determinada para cada beneficiário. A seguir, entenda quantos empréstimos consignados você pode realizar ao mesmo tempo, pelo INSS!
Quantos empréstimos consignados posso fazer?
Hoje em dia, os beneficiários do INSS podem realizar até 13 contratos de empréstimo consignado, bem como ter no máximo 2 linhas para cartão consignado. Isso sempre respeitando: a margem consignável de 35% do valor do benefício para empréstimos, 5% para cartão de crédito consignado e 5% para cartão benefício.
Vale ressaltar que a margem consignável funciona como um limite máximo que é possível comprometer do seu benefício ou salário com os descontos do consignado. Antes, era possível contratar apenas 9 linhas de crédito, ainda que houvesse margem restante, o beneficiário não podia contratar novos empréstimos.
Entretanto, com a aprovação da Lei n.º 14.431, de 3 de agosto de 2022, o limite passou por alteração. Atualmente a Dataprev disponibiliza até 15 linhas de crédito, distribuídas da seguinte forma:
- 13 linhas para contratos de empréstimos consignados
- 2 linhas para cartões consignados
Sendo assim, enquanto houver margem disponível, poderá contratar até 13 consignados.
Quantos empréstimos consignados posso ter no mesmo banco?
Não há limites de quantos empréstimo é possível contratar em uma mesma instituição financeira. Ou seja, é possível contratar dois ou mais empréstimos consignados independente do local, desde que respeite o limite de 13 linhas de contratação e 35% de margem consignável.
Nesse sentido, o contratante pode ter mais de um empréstimo em um mesmo banco. Conforme já dito, desde tenha margem disponível. E como vimos anteriormente, não há um limite no número de empréstimos consignados em uma mesma instituição financeira. Se desejar contratar toda a margem e linhas de crédito em um mesmo banco, isso é permitido.
Ajuste nas Taxas de Juros
Por fim, novo ajuste nas taxas de juros do consignado do INSS foram anunciadas, há pouco tempo! Agora, o consignado do INSS permite que o contratante pague parcelas menores. E os interessados possam resgatar quantias maiores.
As possibilidades, apesar de finitas, trazem um cenário mais vantajoso para os beneficiários do INSS. Assim, os juros dos empréstimos consignados do INSS reduziram de 1,68% para 1,66% ao mês.
Enquanto os cartões consignados do INSS, que seguem cada redução do empréstimo, reduziram suas taxas de 2,49% para 2,46%. A nova queda não teve problemas para a sua aprovação, com 11 votos a 4!
A mesma já se encontra disponível para uso desde a segunda semana do mês de junho. Além disso, o corte se deu após mais uma queda na taxa de juros Selic.