Para muitos trabalhadores brasileiros, o seguro-desemprego é uma rede de segurança financeira vital após a perda de um emprego. No entanto, para aqueles que precisam solicitar o benefício pela segunda vez, é importante entender as regras e os prazos envolvidos. Continue a leitura e saiba mais.
Regras para solicitar o seguro-desemprego novamente
O seguro-desemprego é uma assistência financeira fundamental para trabalhadores que são dispensados sem justa causa. No entanto, para solicitar o benefício pela segunda vez, é importante compreender as regras específicas estabelecidas pelas autoridades. O período de espera entre os pedidos varia de acordo com o histórico de emprego do solicitante.
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Então, para fazer o segundo pedido, é preciso ter trabalhado por pelo menos nove meses nos últimos 12 meses. Já para o terceiro pedido, esse período mínimo de trabalho é reduzido para seis meses.
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Quantidade de parcelas e valor do seguro-desemprego
Além do tempo de trabalho necessário para realizar o pedido, a quantidade de parcelas e o valor do seguro-desemprego também são determinados pelo histórico profissional do trabalhador.
Por exemplo, aqueles que trabalharam por um período mínimo de 6 meses têm direito a receber 3 parcelas, enquanto os que trabalharam 12 meses têm direito a 4 parcelas e aqueles que trabalharam por 24 meses podem receber até 5 parcelas.
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Ademais, quanto ao valor do seguro-desemprego, o cálculo é feito com base no salário médio do profissional,cujo valor mínimo é R$ 1.412 e um teto de R$ 2.313,74.
Como solicitar o seguro-desemprego pela segunda vez
Para facilitar o processo de solicitação, o governo disponibiliza a opção de realizar o pedido online por meio do aplicativo da carteira de trabalho digital, disponível para Android e iOS.
Assim, os solicitantes podem baixar o aplicativo, fazer login com CPF e senha e acessar a opção de seguro-desemprego.
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Desse modo, a partir daí, eles podem abrir o pedido online de forma simples e automática. Além disso, é importante estar atento às instruções fornecidas e atualizar as informações sempre que necessário para não ter atrasados nos benefícios.
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