A Revisão da Vida Toda, que visa analisar todo o impacto negativo da reforma da previdência de 1999 aos segurados aposentados, teve seus processos liberados novamente pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Com a decisão, aposentados poderão solicitar a revisão dos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e aumentar o valor mensal recebido.
O que é a revisão da vida toda?
A Revisão da Vida Toda foi criada para permitir que os aposentados entrem com ações judiciais para revisar seus benefícios do INSS, podendo aumentar o valor mensal.
Leia mais: Décimo Terceiro INSS 2023: Antecipação Confirmada para Aposentados e Pensionistas!
A revisão analisará o impacto negativo causado pela reforma da previdência de 1999 aos segurados que contribuíram com o INSS antes de 1994 e se aposentaram após 26 de novembro de 1999, pois suas contribuições até essa data não foram inseridas no cálculo da aposentadoria, prejudicando o benefício.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Quem pode solicitar a Revisão da Vida Toda?
A Revisão da Vida Toda pode ser solicitada por segurados que se aposentaram após 26 de novembro de 1999 e pediram a aposentadoria nos últimos 10 anos, antes da Reforma Previdenciária de 2019. Ao pedir a revisão, o aposentado pode ter seu benefício modificado, incluindo a contribuição não considerada no cálculo inicial, podendo aumentar o valor recebido.
Leia mais: Aumento do salário dos aposentados: o que muda?
Antes de pedir a Revisão da Vida Toda, é importante contratar um advogado especialista em direito previdenciário para calcular os benefícios considerando todas as contribuições. Só é interessante pedir a revisão se o salário for aumentar.
Objetivo da Revisão da Vida Toda
O objetivo da revisão é beneficiar os aposentados prejudicados devido à reforma da previdência de 1999, garantindo o valor correto para eles. Agora que os processos foram liberados novamente, é fundamental que os aposentados interessados na revisão busquem a modificação do valor.
Leia mais: Quadrilhas aplicam NOVO GOLPE CONTRA APOSENTADOS; Veja como se proteger
O que fazer agora?
Se você se enquadra nos requisitos para solicitar a Revisão da Vida Toda e deseja ter seu benefício revisado, é importante contratar um advogado especialista em direito previdenciário para analisar o caso e, se for benéfico, dar entrada no processo de revisão.
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!