Novas quadrilhas especializadas em golpes contra aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem surgido nos últimos anos. O fenômeno é reflexo da popularização de telefones celulares onde, com mais gente conectada, existem também mais vítimas para os golpistas.
As quadrilhas especializam-se em estelionato, aplicando golpes contra aposentados do INSS.
Quadrilhas especializam-se em aplicar golpes nos aposentados e pensionistas
A popularidade do empréstimo consignado do INSS entre aposentados e pensionistas faz com que criminosos aproveitem-se deste público para aplicar golpes. Os criminosos alegam ser agentes do INSS, com ofertas de crédito com juros baixos, e chegam a ligar diariamente para os aposentados.
Leia em seguida: Atrasados do INSS: Saiba como receber sua parte dos R$ 1 bilhão em pagamentos liberados!
Não é incomum que os criminosos possuam inclusive informações sobre os beneficiários para quem ligam, como bancos, nomes, parentescos e mais. As informações são comercializadas entre golpistas através do chamado ”kit fraude”, que contém informações dos beneficiários para quem ligam.
As quadrilhas mentem sobre empréstimos consignados, oferecendo também ”ajuda” para que beneficiários solicitem a aposentadoria, mesmo para quem não poderia estar se aposentando.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Policia civil do Rio alerta contra golpistas
Após operação da polícia civil do Rio de Janeiro, no escritório de uma dessas quadrilhas, foi descoberto um roteiro de aproximação. Um roteiro de diálogo utilizado pelos golpistas para se aproximar e enganar as vítimas.
Leia em seguida: FINALMENTE: Reajuste no salário traz MAIS EMPRÉSTIMO para aposentados; Veja como solicitar
Os golpistas usavam de tudo, desde oferecer economia e serviços especiais ao beneficiário, até elogiar a foto do perfil e falar de forma ”mais íntima” para gerar confiança entre o golpista e o beneficiário. Além disso, os criminosos ligavam todos os dias até que a proposta estivesse ”firmada”.
A polícia investiga também o possível envolvimento de instituições bancárias, que poderiam estar fornecendo os dados pessoais dos aposentados para as quadrilhas especializadas neste tipo de golpe, facilitando assim sua aplicação.
Proteja-se de golpes
Uma boa dica para não cair em golpes como este é desconfiar sempre. O INSS não entra em contato para oferecer empréstimos com taxas especiais ou para oferecer serviços que burlem o processo de aposentadoria.
Leia em seguida: STF decide a favor dos aposentados: Descubra como solicitar a revisão da vida toda no INSS!
Desconfie de contatos onde solicitem suas informações, dados, documentos ou biometria.
“O INSS não manda WhatsApp pedindo confirmação de dados. Nós temos os dados do segurado. Os nossos canais oficiais são “Meu INSS”, 135 e as nossas agências espalhadas em todo país por meio das quais ele pode tratar diretamente conosco”, diz Glauco Wamburg, presidente do INSS.
Veja o vídeo: Vitória dos aposentados! 13º Salário vai ser antecipado!
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!