Jornal JF
Fique por dentro das últimas notícias sobre INSS, economia, auxílios, 13º salário, FGTS e impostos com o Jornal JF - o mais completo e confiável

REVELADO: INSS Divulga Lista de ATRASADOS! Confira Se Você É Um Dos Beneficiários.

Entenda agora como consultar os valores atrasados do INSS liberados agora

0

A aposentadoria é um objetivo de quem contribui, pois é a oportunidade de pararem de trabalhar e receber os valores correspondentes às suas contribuições. Dessa forma, é um valor para subsidiar seus gastos enquanto não estiverem mais trabalhando. Mas, o INSS também libera outros benefícios previdenciários.

Contudo, em algumas vezes, pode acontecer de o INSS pagar um valor menor do que a pessoa realmente tem direito. Nesses casos, a pessoa poderá solicitar alguma revisão de seu benefício. Agora, mais um lote está liberado. Continue lendo para descobrir quem tem direito aos atrasados do inss.

Pagamento de atrasados do INSS

Pagamento de atrasados do INSS em 2023. (Fonte: Edição/Jornal JF)
Pagamento de atrasados do INSS em 2023. (Fonte: Edição/Jornal JF)

O pagamento dos atrasados do INSS são realizados por meio de requisições de pequeno valor- RPV, que se referem as ações que não passam de 60 salários mínimos, ou precatórios, que passam desse valor. O pagamento em questão equivale às ações ganhas pelos beneficiários, seja por conta de demora na concessão ou pagamentos incorretos.

Leia mais: REVISÃO DA VIDA TODA: entenda como está o julgamento.

Nesse sentido, esses valores são as diferenças não pagas nos últimos cinco anos antes da ação judicial e, dependendo do montante, são quitados mais rapidamente, com a liberação de um lote a cada mês, caso sejam RPVs (Requisições de Pequeno Valor), ou uma vez no ano, caso sejam precatórios.

No ano de 2023, os beneficiários que recebem o pagamento de RPV terão a disponibilidade de até R$ 79.200 em sua conta. Mas, há alguns critérios para o recebimento. Confira em seguida!

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp

Quem tem direito aos atrasados do INSS liberados?

Além de ter uma ação ganha contra o INSS, que não ultrapasse os 60 salários mínimos, os beneficiários precisam ter a ordem de pagamento emitida até agosto. Bem como, não pode haver mais a possibilidade de o INSS recorrer à ação.

A legislação em vigor prevê que os pagamentos de precatórios e RPV devem seguir a ordem cronológica de expedição pelo respectivo Tribunal Regional Federal, após a requisição feita pelo juiz responsável pela ação condenatória.

Leia mais: ACABA DE SAIR: Salário dos Aposentados Receberá Reajuste – Confira o Novo Valor que será pago! Descubra aqui!

Credores com condenações de natureza alimentícia, que sejam idosos com idade superior a 60 anos, portadores de deficiência ou doença grave, terão prioridade no recebimento. Logo após, há a liberação para os demais beneficiários.

Como saber se tenho direito aos atrasados do INSS?

A consulta dos valores atrasados do INSS deve ser feita pelo site de cada Tribunal Regional Federal- TRF. O Conselho de Justiça Federal repassa os valores da revisão de benefícios para distribuição por cada órgão regional. Os dados solicitados para consulta são o CPF, número do processo e nome do advogado geralmente.

Leia mais: MELHORIA FINANCEIRA: Aposentados Terão Salário Reajustado – Consulte o Novo Valor Anunciado para o próximo ano. Veja agora!

Veja também

Pagamento extra para os aposentados do INSS. (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.