A partir de 21 de junho, os contribuintes poderão acessar a consulta ao segundo lote da restituição do Imposto de Renda de 2024, com os pagamentos previstos para o dia 28 do mesmo mês. Este anúncio foi feito pela Receita Federal, visando manter os cidadãos informados sobre as próximas etapas após o encerramento do envio das declarações no dia 31 de maio, evento marcado também pelo crédito de R$ 9,5 bilhões do primeiro lote, abrangendo 6.448.325 de contribuintes.
O estado do Rio Grande do Sul, em particular, teve o prazo estendido até 31 de agosto devido a evento climático severo, afectando diretamente a vida e as finanças dos residentes locais. Esses moradores foram, inclusive, inseridos nos grupos de prioridade para o recebimento da restituição no primeiro lote deste ano.
Quem Tem Prioridade na Restituição do IR?

Segundo a Receita Federal, certos grupos de contribuintes possuem prioridade na ordem de recebimento das restituições. São privilegiados idosos acima de 80 anos, pessoas entre 60 e 79 anos, indivíduos com deficiências físicas ou mentais, e aqueles com moléstia grave. Adicionalmente, professores que têm o magistério como sua maior fonte de renda e contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram pelo recebimento via PIX também entram na lista de prioridade.
Como Consultar o Lote de Restituição?
A Receita Federal oferece mecanismos simplificados para a consulta dos lotes de restituição. Através do seu website ou do aplicativo FGTS, disponível para Android e iOS, os cidadãos podem verificar a situação da sua restituição. Se uma pessoa realizar a consulta hoje, por exemplo, ela será informada se a sua restituição fará parte do segundo lote ou se deverá aguardar um pouco mais.
O calendário completo de pagamento da restituição do IR 2024
- Primeiro lote: 31 de maio, já realizado.
- Segundo lote: 28 de junho.
- Terceiro lote: 31 de julho.
- Quarto lote: 30 de agosto.
- Quinto e último lote: 30 de setembro.
Caso haja alguma pendência que impeça a realização do crédito na conta indicada, os valores ficam disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Assim, é essencial que os contribuintes mantenham suas informações bancárias atualizadas e estejam atentos aos prazos e condições estabelecidos pelo órgão fiscalizador.
Com a aproximação da data do segundo lote, é uma boa oportunidade para preparar a documentação necessária e resolver quaisquer pendências. A espera pela restituição pode ser um momento de ansiedade para muitos, mas estar bem-informado certamente ajuda a manter tudo sob controle.