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Início INSS

Reforma de Lei: Mudanças Drásticas para Motoristas de Apps no Brasil

Carolline Silva Por Carolline Silva
junho 26, 2024
Em INSS
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No cenário atual do transporte por aplicativos no Brasil, uma nova proposta legislativa promete transformar a forma como motoristas de apps e empresas interagem e contribuem para previdência.

Após aprovação da Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados, a revisão do projeto avança no legislativo. Vislumbrando, dessa forma, debates intensos nas próximas etapas.

Originada pelo governo federal e afinada pelo relator, o deputado Augusto Coutinho, as mudanças sugeridas já dão o que falar entre profissionais e corporações do ramo.

A proposta de revisão busca não apenas adequar, mas também equilibrar as responsabilidades financeiras implicadas na dinâmica de trabalho atual.

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Entenda as mudanças e seus impactos. Boa leitura!

Quais são as principais mudanças propostas para os motoristas de apps?

Imagem de um motorista com o GPS aberto (Fonte: Reprodução/Flickr)

Em primeiro lugar, é importante destacar que entre as alterações mais notáveis está a ajuste da carga tributária de contribuição ao INSS.

O novo plano sugere reduzir de 7,5% para 5% o percentual devido pelos motoristas.

Ao mesmo tempo que propõe um aumento da parcela corporativa para 22,5%, visando uma arrecadação mais equitativa.

Impacto do Fim do Valor da Hora Mínima

Paralelamente, a medida busca revogar o valor da hora mínima de trabalho, anteriormente atrelada ao mínimo nacional.

A intenção é flexibilizar as condições de trabalho, permitindo que o mercado defina valores mais compatíveis com a realidade variada das diferentes regiões do país.

Controvérsias Sobre a Taxa de Intermediação das Plataformas

Outro ponto crucial do debate é a fixação de uma taxa máxima de intermediação em 30%, destinada às plataformas.

Entretanto, a Associação de Motoristas de Aplicativo de São Paulo (Amasp) e a Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec) alertam para possíveis desafios e impactos dessa limitação, que poderia desencadear uma revisão nos modelos de negócios vigentes.

  • Redução de contribuição previdenciária: mais renda direta para os motoristas.
  • Eliminação da hora mínima: maior flexibilidade de trabalhos e rendimentos.
  • Limitação de taxas de intermediação: debate sobre equilíbrio e sustentabilidade do mercado.

À medida que o projeto avança para as comissões subsequentes, incluindo a Comissão de Trabalho e a CCJ, antes de alcançar o plenário, muitos olhos estarão voltados para os desdobramentos dessa proposta.

O equilíbrio entre incentivo ao trabalho, proteção social e viabilidade empresarial permanece como o desafio central dessa iniciativa legislativa.

Nesse contexto dinâmico e em constante transformação, o acompanhamento pró-ativo de todas as partes envolvidas será essencial para assegurar que as mudanças promovam realmente benefícios equilibrados.

A nova legislação poderá definir o futuro do transporte por aplicativos no Brasil.

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