Já está valendo o novo teto de juros para empréstimos consignados destinados a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciada pelo Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS). A decisão, visa ajustar tais taxas em relação à SELIC – taxa básica de juros da economia. Veja mais detalhes a seguir!
Benefícios da nova redução dos juros
A medida não é inédita. Afinal, em março do ano passado o CNPS já havia reduzido o teto dos juros do consignado convencional para beneficiários do INSS de 2,14% para 1,70%. Contudo, tal atitude gerou um impasse com os bancos, que adiaram a oferta desse tipo de crédito. Diante das circunstâncias econômicas, o CNPS realizou novas reduções em agosto, outubro e dezembro.
Leia mais: Calendário Abono Salarial 2024 – Veja quando sacar
A tabela divulgada semanalmente pelo Banco Central poderá ser de grande valia para beneficiários que procuram comparar taxas de juros entre instituições financeiras. Afinal, ela contém informações sobre as taxas cobradas pelos principais bancos, tornando a escolha pelo empréstimo consignado INSS mais consciente e informada.
Qual a nova taxa do consignado do INSS?
A taxa máxima para os empréstimos consignados, onde os descontos são realizados diretamente na folha de pagamento, reduziu-se de 1,80% ao mês para 1,76% ao mês. Tal ajuste tem o objetivo de proporcionar condições mais favoráveis de acesso ao crédito consignado para os beneficiários do INSS.
Quanto às operações com cartão de crédito e cartão benefícios, a taxa máxima ajustou-se de 2,67% para 2,61% ao mês. Portanto, visa beneficiar aposentados e pensionistas que optam por essas modalidades de crédito.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Considerações sobre o cenário econômico
A proposta de redução partiu do Ministério da Previdência Social, que defende o acompanhamento das reduções na taxa Selic pelos cortes no teto do consignado. Contudo, a Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF), possui uma visão oposta, argumentando que a taxa Selic, por não refletir o custo básico de operação dos bancos, não é o melhor parâmetro para a redução.
Leia mais: Reajuste do Salário abaixo da inflação decepciona Aposentados – Veja
Os bancos e instituições financeiras que disponibilizam essas linhas de crédito deverão seguir os novos limites estabelecidos pelo CNPS.
Essas reduções melhoram as condições financeiras dos aposentados e pensionistas que procuram por empréstimos consignados. Portanto, contribui para uma melhor negociação.
Para notícias diárias sobre finanças e informações relevantes, nos siga em nossas redes sociais e não perca nenhuma novidade!
Leia mais: ÓTIMA NOTÍCIA: Governo libera BOLADA PARA SAQUE – Veja lista de quem pode sacar
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!