Rebeca Andrade, a talentosa ginasta brasileira de 25 anos, conquistou recentemente a medalha de bronze por equipes femininas nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Após a vitória, Rebeca fez uma reflexão sincera sobre o tema da aposentadoria, algo que pegou todos os jornalistas de surpresa.
Durante a zona mista, Rebeca comentou sobre sua amiga e concorrente, a ginasta estadunidense Simone Biles. “A Simone é referência para o mundo todo. Não só para a ginástica, mas para muitos atletas. Poder assistir, ver como ela compete e, principalmente, como está feliz aqui dentro, sabe? É muito gratificante”, afirmou Rebeca, antes de abordar a possibilidade de sua própria aposentadoria.
Rebeca Andrade e o Futuro na Ginástica Artística

A pergunta inevitável surgiu: o que acontecerá quando Simone Biles não estiver mais competindo? Rebeca foi honesta: “Eu também não sei muito como vai ser quando ela não estiver mais aqui, porque eu também não sei se eu estarei aqui, né? Mas vamos continuar sempre torcendo por todas as meninas.”, disse, sugerindo que seu próprio futuro na ginástica ainda é incerto.
Comparando-se às demais ginastas da Seleção Brasileira, Rebeca se encontra no meio-termo em termos de idade. Jade Barbosa, com 33 anos, e Lorrane Oliveira, com 26, são as mais experientes da equipe. Simone Biles, que conquistou ouro na Bercy Arena com os EUA, tem 27 anos. Isso coloca a questão: até quando Rebeca poderá competir no mais alto nível?
Qual Será o Foco de Rebeca Andrade no Futuro?
“É isso. Uma hora o esporte encerra, faz parte da vida, é um ciclo. Eu aceito isso super bem. Vamos ver o que o futuro vai preparar pra gente, espero que a gente continue sendo referência”, disse Rebeca, demonstrando maturidade e aceitação sobre o inevitável fim de sua carreira. Ela acrescentou que, devido às várias lesões, talvez não consiga mais competir em todas as modalidades.
Rebeca Andrade enfatizou que é importante preparar os fãs para esse momento: “Pode ser que eu não faça todos os aparelhos. É importante preparar também os fãs, porque, quando a gente se despede, é muito difícil.” Sua determinação em continuar enquanto seu corpo permitir mostra o quanto ela ama o esporte e a ginástica artística.
Próximos Desafios de Rebeca Andrade em Paris 2024
Rebeca ainda enfrentará quatro finais nos Jogos Olímpicos de Paris 2024: individual geral, trave, salto e solo, que acontecem entre quinta-feira (1º) e a próxima segunda-feira (5). A única modalidade em que não conseguiu se classificar foi nas barras assimétricas. Com um título olímpico no salto e uma prata no individual geral conquistados em Tóquio 2021, Rebeca já possui uma carreira brilhante.
Além dos títulos olímpicos, Rebeca Andrade também tem três títulos mundiais: dois no salto em 2021 e 2023 e um no individual geral em 2022. O histórico de sucesso da ginasta é uma prova de sua dedicação e talento incomparáveis na ginástica artística.
Medalhas de Outros Atletas Brasileiros em Paris 2024
- Willian Lima conquistou a prata no Judô após ser derrotado pelo japonês Hifumi Abe na final da categoria até 66kg. Essa é a primeira medalha do Brasil em Paris 2024.
- Rayssa Leal levou o bronze no skate street feminino, ficando atrás das japonesas Coco Yoshizawa (ouro) e Liz Akama (prata).
- Larissa Pimenta garantiu o bronze no judô ao derrotar a italiana Odette Giuffrida na categoria até 52kg.
A equipe da ginástica artística feminina, formada por Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Júlia Soares, Lorrane Oliveira e Rebeca Andrade, conquistou uma inédita medalha de bronze, marcando um marco histórico para a ginástica brasileira.