A prova de vida do INSS é um procedimento que visa verificar a condição dos beneficiários por meio da análise de dados, assegurando a continuidade dos pagamentos para aposentados e pensionistas. No entanto, algumas orientações desse processo foram modificadas. Continue lendo para descobrir como confirmar sua existência, verificar se sua prova de vida foi concluída junto ao INSS e quem precisa realizar o procedimento neste mês de maio.
O que é a prova de vida do INSS?
A prova de vida do INSS tem como objetivo garantir o pagamento regular dos aposentados e pensionistas. Entretanto, em 2024, houve alterações nas diretrizes, e agora é o INSS quem assume a responsabilidade por todo o processo.
Nesse contexto, quando o beneficiário realiza determinadas atualizações, o INSS automaticamente considera que a pessoa está viva e apta a continuar recebendo o pagamento normalmente.
Em contraponto, se o instituto achar que o beneficiário morreu, o aposentado pode ter o salário cortado, como foi o caso do aposentado que recebeu indenização do INSS.
Mas para você não precisar passar por esse problema, confira abaixo quais são essas atualizações necessárias para comprovar sua existência.
CLIQUE AQUI e receba nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Como fazer a prova de vida do INSS?
Para fazer a prova de vida do INSS, é importante que durante o ano os beneficiários façam várias dessas atualizações abaixo.
portante que você faça algumas ações dentre as que estão listadas abaixo:
- Vacinar
- Ir em alguma consulta médica no SUS ou em hospitais conveniados com o INSS;
- Entrar e atualizar os cadastros do aplicativo Meu INSS;
- Atualizar dados do CadÚnico no CRAS;
- Fazer empréstimo consignado;
- Votar nas eleições;
- Tirar Carteira Nacional de Habilitação e etc.
Leia mais: Novo Golpe é aplicado em aposentados! Prova de Vida Falsa
Como saber se o INSS fez a minha prova de vida?

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já cometeu erros em algumas ocasiões no que diz respeito à verificação da prova de vida. Um caso notável que atraiu muita atenção foi quando o instituto erroneamente declarou a atriz global Fernanda Montenegro. como falecida. Se o INSS errou ao verificar a prova de vida dessa figura pública tão proeminente, é compreensível preocupar-se com os demais beneficiários.
Portanto, é fundamental verificar regularmente no aplicativo Meu INSS, especialmente durante o mês do seu aniversário, se sua prova de vida foi realizada corretamente. Para isso, basta acessar o aplicativo Meu INSS e buscar pela opção “prova de vida”. Lá você poderá confirmar se sua prova de vida foi concluída ou não.
No entanto, caso seja indicado que você ainda precisa realizar sua prova de vida, você pode fazer esse procedimento diretamente pelo aplicativo, utilizando a biometria facial para validação. Após a conclusão, o status da sua prova de vida será alterado para “autorizado“.
Mas se por acaso aparecer que você precisa fazer sua prova de vida, você consegue fazer esse procedimento pelo próprio aplicativo por meio da biometria com validação facial. Após a conclusão, o status da prova de vida vai para “autorizado”. Mas se você é idoso ou leigo e enfrenta dificuldades, não hesite em pedir ajuda a alguém de confiança.
Leia mais: Aposentadoria por Idade: Documentos Necessários e Como Organizá-los
Quais são os grupos que devem realizar a prova de vida do INSS em maio?
Por fim, devem fazer a prova de vida do INSS agora em maio as pessoas listadas abaixo. E muita atenção no procedimento. Não deixe de conferir no seu celular se está tudo ok para você continuar a receber seu salário normalmente.
- Aqueles que não realizaram nenhuma atualização no CRAS, não compareceram ao SUS ou não efetuaram outro procedimento mencionado na lista acima;
- Aqueles que verificarem no aplicativo do Meu INSS que a prova de vida não foi concluída.
Leia mais: Como Solicitar a Pensão por Morte: Documentação Necessária e Procedimentos
Veja Também: Tudo sobre a prova de vida do INSS de maio!
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!