Apesar das variadas informações vindas do próprio INSS, grande parcela das pessoas ainda não sabem de fato quais são os tipos de aposentadoria existentes. Com isso em mente, estaremos abordando sobre este assunto em particular.
Nesse sentido, para você que deseja saber sobre todos os detalhes de todas as aposentadorias, deve permanecer muito atento com as informações. Fique muito bem informado, para que nada se torne confuso.
Qual o objetivo da aposentadoria?
Para começar do zero, com o intuito que todos tenham um entendimento mais claro, estaremos explicando qual é o objetivo da aposentadoria, que já beneficia por tantos anos diversos membros deste grupo.
O objetivo principal da aposentadoria é de proteger cada uma das pessoas das quais já não possuem mais condições tanto físicas quanto mentais de prestar serviços, pelo simples fato de já estar com uma idade avançada ou por incapacitação para o trabalho por causa de problemas de saúde.
Portanto, antes de saber quais são os tipos de aposentadorias que são disponibilizadas, é sempre fundamental estar explicando o objetivo do mesmo, por mais óbvio e claro que possa parecer este direito.
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Quais são os tipos de aposentadoria?
Atualmente, existem diversos métodos de aposentadorias dos quais variam bastante conforme as profissões que foram exercidas por cada um dos indivíduos, a checagem de cada um dos tipos de aposentadoria depende única e exclusivamente do serviço que foi realizado pelo contribuinte, assim como o grau de insalubridade, perigos à saúde ou até mesmo caso se encaixe como produtor de pequena propriedade rural.
Leia mais: Aumento de 25% Confirmado pelo INSS – Veja AGORA quem tem direito e como solicitar seu benefício!
Três tipos de aposentadoria estão vigentes hoje em dia. Tivemos a extinção da aposentadoria por tempo de contribuição após a reforma da previdência, ou seja, já houveram 4 tipos de aposentadoria do INSS, mas apenas três estão valendo.
Aposentadoria por idade
Sem dúvidas alguma, a aposentadoria por idade é a mais comum e uma das principais. No momento em que atingir uma determinada idade, o empregado possui um risco muito mais agravante na realização de certos trabalhos, algo que faz com que tenha a possibilidade de se aposentar com a idade que é exigida.
Aposentadoria especial
Destinado para trabalhadores que correm riscos, a aposentadoria especial vai depender do grau de risco ligado à atividade exercida. 25 anos para grau leve, 20 anos para casos de grau moderado e 15 anos de contribuição para os casos de riscos mais graves.
Posteriormente, essas atividades devem ser prontamente comprovadas por meio de documentações, como, por exemplo, laudos técnicos e também Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP).
A idade mínima para tal aposentadoria é 60 anos para grau leve, 58 anos para moderado e 55 anos para os tipos de aposentadoria especial grave.
Aposentadoria por invalidez
O caso da aposentadoria por invalidez é um benefício do qual acontece por incapacidade temporária ou até mesmo integral para atividade profissional. Pessoas que perdem a capacidade de trabalhar, podem, sim, exigir esse tipo de aposentadoria.
Quer saber mais sobre esses benefícios e muitos outros que o INSS oferece? Continue nos prestando todo o suporte para que possamos trazer ainda mais conteúdos fresquinhos e bem informativos! Você é importante para nós!
Veja Também: 13 salário será ANTECIPADO? + FIM das DÍVIDAS – QUEM vai RECEBER?
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!