Jornal JF
Fique por dentro das últimas notícias sobre INSS, economia, auxílios, 13º salário, FGTS e impostos com o Jornal JF - o mais completo e confiável

Prova de Vida INSS 2024: conheça as novidades e garanta seu benefício sem problemas!

Descubra as novidades da Prova de Vida INSS 2024, uma obrigação fundamental para manter seu benefício ativo. Saiba quem deve realizá-la e quais são os novos métodos de comprovação.

0

Todos os anos, os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) precisam realizar esse procedimento fundamental para a manutenção de seus benefícios. Com as mudanças implementadas ainda em 2023, é essencial entender como o processo funciona para evitar suspensões indesejadas. Confira!

O que é a Prova de Vida do INSS?

Prova de vida INSS 2024 tem novas regras
Prova de vida INSS 2024 tem novas regras (Fonte: Edição / Jornal JF)

A Prova de Vida é uma obrigação anual, que visa confirmar a existência do segurado e garantir a manutenção dos benefícios. O procedimento simples evita fraudes e assegura que os pagamentos INSS continuem chegando a quem realmente faz jus.

Leia mais: SURPRESA DO INSS: Descubra se Haverá Antecipação do 13º Salário para Idosos em 2024!

Devido à pandemia de covid-19, em 2020 e 2021, este processo foi momentaneamente suspenso, gerando uma grande quantidade de dúvidas, que aumentaram com o retorno da obrigatoriedade em 2022 e a implantação de novas regras a partir de 2023.

CLIQUE AQUI e receba as principais notícias da JORNAL JF pelo WhatsApp

Quem deve realizar a Prova de Vida INSS 2024?

A Prova de Vida INSS 2024 deve ser realizada por todos os beneficiários do INSS, sejam eles aposentados, pensionistas ou qualquer outra pessoa que receba benefícios do Instituto. Afinal, a realização garante a continuidade do recebimento e evita suspensões desnecessárias.

Leia mais: Banco Itaú Acentua Necessidade de Segurança Digital Contra Fraudes em 2024; Não perca as novidades

Com as novas regras de 2023, o INSS passou a adotar o método de Prova de Vida por meio do cruzamento de dados com outros órgãos públicos, o que evita a necessidade do deslocamento presencial do segurado. Valendo também neste ano.

Novidades da Prova de Vida INSS 2024

Através de uma portaria, o INSS estabeleceu um novo conjunto de regras para a Prova de Vida, com foco em tornar o processo mais cômodo e eficaz, especialmente para os segurados com dificuldades de locomoção.

Os beneficiários que realizam movimentações em suas contas nos 10 meses após seu último aniversário já possuem seus dados considerados válidos para a Prova de Vida.

Os procedimentos reconhecidos para a comprovação são:

  • Realização de empréstimo consignado com reconhecimento biométrico;
  • Acesso ao aplicativo Meu INSS ou a outros sistemas de órgãos públicos;
  • Atendimentos presenciais nas agências do INSS;
  • Realização de perícia médica;
  • Recebimento de vacinação no sistema público de saúde;
  • Cadastro ou recadastro nos órgãos de trânsito;
  • Emissão ou renovação de documentos oficiais com reconhecimento biométrico.

Estas mudanças buscam tornar o processo de confirmação mais prático e acessível a todos os beneficiários do Instituto. Portanto, fique atento e garanta a continuidade do seu benefício realizando a sua Prova de Vida INSS 2024!

Leia mais: BOA NOTÍCIA: Salário dos APOSENTADOS terá acréscimo de R$92 – Saiba mais agora!

Veja Também:

SUA FOLHA já VIROU? APOSENTADOS e PENSIONISTAS recebem 2 SURPRESAS na FOLHA de PAGAMENTO (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.