Jornal JF
Fique por dentro das últimas notícias sobre INSS, economia, auxílios, 13º salário, FGTS e impostos com o Jornal JF - o mais completo e confiável

Projeto de lei para saúde mental dos idosos- Confira como os idosos serão beneficiados e os critérios para participar do programa

Muita atenção idosos! Todos de baixa renda podem estar sendo beneficiados com este novo projeto.

0

O país conta com inúmeros programas diversificados que auxiliam milhões de brasileiros. Muitos grupos conseguem facilitar suas vidas, em especial os idosos.

A população idosa já possui inúmeros projetos e também direitos que tornam a vida de cada um deles mais simples. Com a chegada da terceira idade, algumas dificuldades podem surgir, e o governo faz o melhor para isso diminuir.

Recentemente, um Projeto de Lei que pretende auxiliar a saúde mental voltada para idosos de baixa renda foi apresentado. Deseja estar a par de todos os detalhes a respeito deste novo projeto? Continue com sua leitura!

Programa especial para os idosos

André Janones é o autor do mais novo projeto ligado aos idosos de baixa renda. (Fonte: Reprodução Google)
André Janones é o autor do mais novo projeto ligado aos idosos de baixa renda. (Fonte: Reprodução Google)

O projeto de lei 127/24 determina que a Política Nacional de Saúde Mental, gerenciado pelo Ministério da Saúde, passe a prontamente implementar um programa com o foco principal na população idosa de baixa renda.

Leia mais: CNH não é mais obrigatória? Lei estabelece grupos que não precisam mais do documento

André Janones é o autor do projeto, a proposta está atualmente em análise pela Câmara dos Deputados. Portanto, muitos grupos da terceira idade já podem estar se atualizando sobre o caso.

“Além da saúde física, é necessário promover e proteger a saúde mental da população de mais idade e, como costuma ocorrer, aqueles que dispõem de menos recursos materiais estão mais vulneráveis, por terem menos opções de deslocamento, lazer e acesso a bens culturais”, afirmou o deputado Janones.

CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Proposta sendo analisada

A proposta está sendo cuidadosamente analisada em caráter conclusivo, por meio das comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa: de Saúde, de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Leia mais: Declaração de imposto de renda em 2024: passo a passo para realizar o procedimento e ficar em dia com a Receita Federal

Ou seja, o que resta para todos é aguardar com o objetivo de saber de maneira concreta quando a oficialização do programa vai acontecer.

Como a saúde mental dos idosos pode ser afetada?

Durante a velhice, certos sintomas físicos podem muito bem trazer incômodos. Primeiramente, a diminuição da visão, perda ou aumento de peso e muitas outras situações se tornam bastante regulares.

Leia mais: Ministério da Saúde abre mais de 1.000 vagas para concurso! Confira como participar do processo seletivo

Por outro lado, os aspectos emocionais também podem ficar ruins antes mesmo do indivíduo atingir os 60 anos de idade. Isso ocorre na chamada “crise de meia idade”, que costuma acontecer mais ou menos nos 40 anos.

Mas também existem os casos de idosos que investem no isolamento, por conta do constrangimento ou negação que necessitam de algum auxílio para fazer certas atividades. O transtorno mental mais comum nos idosos é a depressão e tal projeto visa exterminar com essas estatísticas para os idosos mais carentes de todas as formas possíveis.

Gostou do conteúdo? O Jornal JF traz para você as melhores notícias sobre o INSS, política, economia, entretenimento e muitas outras novidades para mantê-lo atualizado. Continue acompanhando nosso blog!

Veja Também: Novos direitos dos idosos

APROVADO em 2024: NOVOS DIREITOS dos IDOSOS + Direitos + VANTAGENS e Benefícios – NÃO PERCA. (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias! Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.